Coordenador : Isadora Tavares Maleval
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 735.1.2024
Departamento/Setor: CHT
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:https://www.youtube.com/@labdehistoriaregionalepatr7371
Resumo
Intitulado Teoria da História na escola este projeto de extensão intenciona pensar sobre a relação entre teoria e ensino de história partindo de conceitoschave mobilizados ao longo da formação dos estudantes dos cursos de graduação em História tais como história tempo espaço memória e identidade Nesse sentido o objetivo central será descortinar de que maneira tais reflexões que são essenciais na formação do professorhistoriador podem ser contempladas nas salas de aula da educação básica Pretendemos aproximar as discussões acadêmicas e seus aportes teóricos da experiência escolar bem como teorizar as vivências no espaço escolar a partir da compreensão de que a aula de história pode ser vislumbrada como um texto que para ser melhor compreendido exige bagagens de todos os envolvidos alunos e professores MATTOS 2006 ROCHA 2009 De igual forma propõese problematizar o processo de disciplinarização da história FURET 1986 GUIMARÃES 1988 que no limite estabeleceu regras e campos de atuação específicos para a história escolar e a história acadêmica consolidando a distância entre os dois formatos de trabalho ensino e pesquisaescrita da história Cabe hoje identificar tais componentes de modo a questionálos AVILA et all 2019 Para isso será essencial a extensão universitária tendo em vista que os grandes interlocutores desse projeto serão os professores de história em atuação na rede básica de ensino