Coordenador : NATASHA CARDOSO DIAS
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 371.1.2024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 1200
Redes sociais: endereco:https://apptuts.bio/programadalicenca
Objetivo
Objetivo geral Propiciar experiências formativas em matemática integradas às tecnologias digitais para Licenciandos em Matemática professores e alunos da Educação Básica incluindo a produção de conteúdos e materiais didáticos realização de oficinas e participação em eventos na área de Educação Matemática Objetivos e metas do projeto Promover o aprofundamento teórico em questões pertinentes ao uso de tecnologias em Educação Matemática para professores em formação inicial e continuada Produzir conteúdos para alimentar secções do Jornal Dá Licença tais como vídeos podcasts documentários entre outros Dar suporte à produção de conteúdos digitais de outros projetos do Programa Dá Licença Produzir materiais didáticos para sala de aula de Matemática da Educação Básica a partir de Metodologias Ativas eou utilizando recursos tecnológicos como Plataforma Desmos Plickers Scratch Codeorg entre outros Produzir conteúdos e jogos digitais voltados para Educação Básica com o objetivo de desmitificar a Matemática e aproximar os estudantes desta disciplina mostrando aplicações diretas em atividades cotidianas Produzir conteúdos audiovisuais com o intuito de fomentar discussões em Educação Matemática e temáticas pertinentes à formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática Construir um acervo virtual dos produtos elaborados no projeto a ser disponibilizado gratuitamente na página do projeto no site do Programa Dá Licença para uso de professores de diferentes níveis de ensino Participar de eventos internos da UFF tais como o ConLicença Conversas em Educação Matemática do Dá Licença Mostra Científica DIECIUFF Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa a Semana de Extensão da UFF e EUR3KA Experiências Matemáticas ColuniUFF Participar de eventos externos à Universidade oferecendo oficinas para professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior Divulgar as ações e produtos do projeto por meio das redes sociais e canais de comunicação do Programa Dá Licença
Resumo
Este projeto tem origem nas atividades realizadas na disciplina de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática obrigatória para o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense UFF Inicialmente como ação eram produzidos podcasts para promover conversas descontraídas sobre temas pertinentes à vida dos estudantes de matemática indo além dos conteúdos da sala de aula alimentando também uma página no Facebook Entrei para a Matemática e agora com dicas para alunos ingressantes Desde sua criação as ações realizadas foram expandidas devido ao volume de demandas e produção esperados Em 2025 portanto este conjunto de atividade configurase como um projeto de extensão com objetivo de promover experiências formativas em matemática integrando tecnologias na produção de conteúdos digitais para o Jornal Dá Licença e materiais didáticos para a sala de aula de Matemática da Educação Básica em suas diferentes modalidades Além disso buscamos construir um acervo digital com os materiais desenvolvidos pelo grupo realizar oficinas e participar de eventos com licenciandos em Matemática professores e alunos da escola Com o avanço da tecnologia e as diferentes possibilidades metodológicas que conferiram novas dinâmicas para a sala de aula acreditamos que seja necessário oferecer espaços de reflexão para licenciandos e professores no que se refere ao uso de recursos digitais na escola Podemos observar o crescimento na utilização destas ferramentas nos últimos anos especialmente softwares de geometria dinâmica recursos multimídias e aspectos relativos ao pensamento computacional A partir das ações deste projeto desejamos discutir a inserção destes recursos na escola e na formação de professores dado que são considerados importantes no processo de ensino aprendizagem inclusive pelos documentos oficiais de Educação como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular