Teatro Omena Grupo dos Acadêmicos da Saúde da UFF
Enviar um e-mail
Coordenador :
Carlos Dimas Martins Ribeiro
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
450.1.2024
Departamento/Setor:
MPS
Área Temática :
Cultura
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,IGUALDADE GENERO,IGUALDADE ETNICO RACIAL
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: 40,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:mfmorais@id.uff.brendereco:carlosribeiro@id.uff.br
Objetivo
Os objetivos do projeto são Fomentar a formação integral e humanizada dos estudantes da área da saúde por meio da integração entre artes cênicas e práticas acadêmicas visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação efetiva escuta ativa expressão corporal e emocional empatia e capacidade de cuidado O projeto busca criar um espaço colaborativo onde estudantes de diferentes cursos possam compartilhar experiências e vivências enriquecendo o processo criativo e fortalecendo a interdisciplinaridade e humanização que são pilares base dos cursos de graduação da área da saúde da UFF Além disso o teatro será utilizado como ferramenta para promover a saúde mental dos participantes estimulando a expressão emocional a criatividade e a conexão social reconhecendo a arte como um elemento transformador tanto no cuidado com o outro quanto no autocuidado A proposta também pretende capacitar os estudantes a lidar com a diversidade e as especificidades das relações humanas na prática profissional estabelecendo paralelos entre a interpretação de personagens no teatro e a compreensão das demandas individuais de cada paciente fortalecendo assim um cuidado mais sensível adaptável e personalizado
Resumo
A proposta de projeto é 1 Contribuir com a formação humanizada e integralizada aplicada dentro da universidade nos cursos da área da saúde por meio dar artes cênicas a partir de atividades que utilizem a arte como instrumento de transformação 2 Integrar estudantes de diferentes cursos da área da saúde para que possam compartilhar experiências A contar disso os estudantes poderão basearse em suas vivências e agregar nos projetos criativos que serão propostos 3 Contribuir para a saúde mental dos participantes partindo da noção que o teatro é uma ferramenta que promove expressão emocional conexão social e criatividade e que as atividades que são aplicadas pelos docentes e técnicos participantes do projeto relacionam arte e saúde 4 Desenvolvimento de habilidades de comunicação escuta ativa expressão corporal verbal emocional capacidade de cuidar afetividade e integralidade Os participantes a partir de encontros semanais desenvolvem diferentes competências e habilidades essenciais para profissionais na área da saúde por meio de atividades que relacionam artes cênicas e saúde Uma proposta que relaciona arte e habilidades aplicadas em saúde permitindo que os alunos atuem como protagonistas da ação envolvendo a flexibilidade e a adaptabilidade do profissional Dentro disso podese relacionar a forma de lidar e interpretar diferentes personagens em uma história com a necessidade de compreender e atender às demandas únicas de cada paciente Assim como no teatro onde é essencial aprofundarse em diferentes papéis e contextos o profissional de saúde deve desenvolver sensibilidade para interpretar as necessidades individuais e ajustar sua abordagem promovendo um cuidado mais humano e personalizado