Coordenador : Telma Regina da Silva Aguiar
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1250.1.2024
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
ODS: SAUDE BEM ESTAR,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:https://www.instagram.com/todosossentidos.fouff?igsh=MWw3a3d0Nm42YWp5Mg==
Objetivo
Geral Criar estratégias de acesso para as pessoas deficientes auditivos ao atendimento odontológico nas clínicas de graduação da Faculdade de Odontologia da UFF Específicos Promover ações de prevenção e promoção de saúde bucal intra e extramuros ligadas a saúde bucal e direcionadas para as pessoas deficientes auditivos Promover ações de sensibilização letramento e formação para alunos da graduação professores e funcionários da FOUFF a fim de garantir boas práticas de acolhimento e de atendimento às pessoas deficientes auditivos Promover a discussão sobre as especificidades clínicas e sobre as principais necessidades de saúde bucal dessa população dentro do ambiente acadêmico da FOUFF
Resumo
A perda de audição é uma condição que afeta grande parte da população tendo prevalência superior às doenças cardíacas e distúrbios metabólicos A perda auditiva tem efeitos biológicos e emocionais Dados IBGE 2010 apontam que 97 milhões de pessoas da população brasileira possuem algum grau de surdez Esta é descrita como uma perda parcial ou total da audição classificada em graus leve moderado moderadamente grave ou profundo que pode ser ocasionada de maneira congênita ou adquirida A assistência integral à saúde é um dos pilares da atenção básica e para que ocorra de modo satisfatório é imprescindível que o aspecto comunicacional seja efetivado de modo completo preservando a qualidade do atendimento A comunicação é essencial para adequada compreensão e para o estabelecimento de vínculos de confiança primordiais no atendimento em saúde A deficiência auditiva não causa diretamente a mudez mas pode afetar a capacidade da pessoa desenvolver corretamente a fala trazendo desafios como frequentar o consultório odontológico As experiências negativas desses pacientes desestimulam a busca por cuidados na saúde devido à falta de comunicação pois o profissional não tem aptidão para atendêlo por falta de capacitação ou de recursos que deem suporte na comunicação durante o atendimento Na Odontologia esse problema é uma realidade pois nos procedimentos os pacientes tem comportamentos de ansiedade e medo gerando discordância entre as informações e orientações sobre o tratamento e a forma a qual será compreendida e transmitida ao paciente levandoo a negligenciar o cuidado consigo O cirurgiãodentista deve adquirir competências e capacidade para tratar pacientes surdos utilizando a sensibilidade de gestos e conhecimento básico da língua Brasileira de SinaisLIBRAS oferecendo um atendimento humanizando e eficaz Esta ação justificase pelas dificuldades que o grupo de deficientes auditivos tem em acessar e receber atendimento adequado nas unidades públicas de saúde Conhecer os obstáculos objetivossubjetivos ao acesso e qualidade de atendimento pode contribuir para abordar melhor o problema e para discutilo no âmbito da academia e serviços