Sede de ler a revista do PROALE
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Coordenador :
Camilla dos Santos Ferreira
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
226.1.2024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Promover um espaço de interseção entre letras e educação publicando textos em gêneros diversos advindos da criação artística ou de experiências de ensino pesquisa e extensão Incentivar dinâmica de publicização de reflexões e criações de professorases e estudantes de licenciaturas ou de pósgraduação com vistas à democratização dos meios de divulgação do pensamento e da literatura como alternativa a circuitos tradicionais por vezes menos acessíveis Abrir espaço para circulação pública do resultado de projetos de ensino pesquisa e extensão compartilhando com o conjunto da sociedade a produção diversificada gerada na Universidade na educação básica e na educação infantil Afirmar a escola como lugar de produção de saberes em uma relação dialógica com os desafios do cotidiano escolar em especial nos relatos de experiência gênero por vezes pouco valorizado em publicações acadêmicas tradicionais Ampliar o acesso de professoresas à leitura de textos de colegas como estímulo não só à participação como autores e autoras como também à transformação de práticas pedagógicas Agregar à formação de estudantes bolsistas ou voluntáriosas experiências ligadas à edição e publicação de textos o que constitui uma das faces profissionais possíveis para estudantes de Letras e de outras áreas considerando a possibilidade do desenvolvimento futuro de veículos alternativos de divulgação seja em comunidades escolares espaços educativos ou organizações e movimentos sociais Promover interdisciplinaridade na formação de estudantes pela natureza plural dos saberes envolvidos na publicação de uma revista com esse perfil e pela abertura a diversas áreas de conhecimento Biblioteconomia Artes Comunicação Social dentre outras para além dos cursos de Pedagogia e Letras Fortalecer programas e laboratórios parceiros em especial o PROALE em cujo arco de atuação o presente projeto se situa Contribuir para o enraizamento de ações extensionistas da Universidade na vida social particularmente no que diz respeito às temáticas relativas à educação alfabetização e leitura e na vida cultural pela circulação de textos literários
Resumo
A Sede de Ler ISSN 21795258 ISSN Eletrônico 2675200X é um espaço de divulgação de ações de ensino pesquisa e extensão realizadas por docentes e discentes da UFF e de outras instituições da Educação Básica e da Educação Superior com foco na formação inicial e continuada de professores Reunindo professores pósgraduandos e licenciandos para debater práticas relativas à leitura à escrita e à formação de leitores e de professores nos diferentes segmentos de ensino a revista Qualis C nas áreas de Linguística e Literatura Educação e Interdisciplinar teve em seus últimos números publicações de autores de mais de 60 instituições em ao menos 17 diferentes estados e no DF e se configura como aglutinadora de ações de ensino pesquisa e extensão Tal abrangência nacional viabilizada pela divulgação e ambiente digital da revista se consolida sem prejuízo de ações locais a serem tomadas em especial junto a diversas redes públicas de ensino federal estadual e municipais da região em que se encontra a universidade com vistas ao enraizamento do projeto na comunidade escolar e universitária de seu entorno mais imediato Ao longo de cada ano serão planejadas coletivamente as etapas para organização e publicação da revista em sistema de fluxo contínuo além de sua divulgação na plataforma de periódicos da UFF e em outros espaços Organizaremos em 2025 e em 2027 edições da Jornada da Revista Sede de Ler e da Jornada PROALE Intensificaremos por fim as estratégias de divulgação da revista para ampliar sua abrangência em número de leitores e autores por meio de sua divulgação em redes sociais do contato com cursos de graduação programas de pósgraduação e redes públicas de ensino Esperase como principais resultados fortalecer a relação comunidadeescolauniversidade contribuindo pelo viés extensionista para a formação de professores pósgraduandos e licenciandos públicoalvo do periódico Defendese desse modo a imprescindibilidade da inserção de licenciandos e professores das escolas de modo dialógico e interdisciplinar nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica assim como a abertura da universidade aos docentes dessas escolas