Coordenador : Camilla dos Santos Ferreira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 387244.2258.129336.19022024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de cursos de licenciatura estudantes de pósgraduação professores e pesquisadores de universidades públicas e especialmente professores de escolas públicas
Local de atuação: As atividades presenciais da revista ocorrem na sala do PROALE, com sede nas dependências da Faculdade de Educação da UFF (sala 405, bloco D, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói, RJ).
Objetivo
- Viabilizar a organização de todas as etapas e o lançamento do número 14 da revista Sede de Ler, organizada em fluxo contínuo; - Divulgar a revista nas redes sociais do PROALE, nos sites do PROALE e do GEPLEA, em eventos acadêmicos e em outros espaços; - Divulgar relatos de experiência, resenhas, ensaios e artigos científicos decorrentes de projetos e programas de extensão cuja temática esteja voltada à leitura, à escrita, à literatura, à formação de leitores e à formação inicial e continuada de professores; - Atualizar a revista on-line no Portal de Periódicos da UFF ( http://periodicos.uff.br/sededeler/indexonline); - Ampliar a abrangência da revista Sede de Ler, por meio de sua divulgação e da realização da IV Jornada da Revista Sede de Ler e I Jornada PROALE; - Realizar, em parceria com o PROALE, a IV Jornada da Revista Sede de Ler e I Jornada Proale; - Incentivar a criação e a manutenção de ações extensionistas sobre a temática em questão, mediante divulgação da revista Sede de Ler; - Fortalecer o Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE/UFF), realizando reuniões periódicas e estimulando a criação de projetos de extensão a ele atrelados, com divulgação das pesquisas e das experiências de extensão; - Viabilizar a participação de estudantes de graduação da UFF em todas as etapas do projeto, tanto no que se refere à publicação da revista quanto à realização da IV Jornada da Revista Sede de Ler e I Jornada PROALE, como contribuição importante para sua formação.
Resumo
Compreendendo a extensão como ação da universidade em parceria com a comunidade no compartilhamento do conhecimento produzido e visando à interação e à transformação da realidade social a Revista Sede de Ler é um espaço de divulgação de ações extensionistas realizadas por docentes e discentes da UFF e de outras instituições da Educação Básica e da Educação Superior com foco na formação inicial e continuada de professores Reunindo professores e licenciandos para debater práticas relativas à leitura à escrita e à formação de leitores e de professores nos diferentes segmentos de ensino a revista teve em seus últimos números publicações de autores vinculados a cerca de 50 instituições sobretudo públicas em ao menos 16 diferentes estados e no DF e se configura como aglutinadora de ações de ensino pesquisa e extensão Serão planejadas coletivamente todas as etapas do número 14 da revista com publicação em sistema de fluxo contínuo e sua divulgação na plataforma de periódicos da UFF nas páginas do PROALE e do GEPLEA e em outros espaços Organizaremos ainda a IV Jornada da Revista Sede de Ler e I Jornada PROALE Esperase como principais resultados fortalecer a relação comunidadeescolauniversidade essa última assumindo a responsabilidade da formação de professores e graduandos inclusive pelo viés extensionista Defendese a imprescindibilidade da inserção de licenciandos e professores das escolas de modo dialógico e interdisciplinar nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica assim como a abertura da universidade aos docentes dessas escolas