Coordenador : Eblin Joseph Farage
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1522.1.2025
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Geral Contribuir com a formação permanente de profissionais e futuros profissionais de Serviço Social e Psicologia para a atuação na escola pública considerando a dimensão da educação popular territórios e a relação classeraçagênero Subsidiar a formação e a ação profissional vinculada a direção social do trabalho profissional qualificado e referenciado no projeto emancipatório de sociedade considerando a educação pública como direito básico e responsabilidade do Estado Específicos 1 Possibilitar a ampliação da formação acadêmica e social de estudantes profissionais e sujeitosativistas sociais 2 Promover intercâmbio entre experiências profissionais que ocorrem em escolas públicas 3 Produzir reflexões e sistematizar experiências que possam ser socializadas a partir da produção teórica
Resumo
A proposta do curso de extensão SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO o fazer profissional na Escola Pública nasce da recém aprovada lei n 3913 de 2024 no município de Niterói como forma de regulamentar a Lei federal n 13935 de 2019 que prevê a presença de assistentes sociais em psicólogos nas escolas A lei federal refletiu uma luta de mais de vinte anos de assistentes sociais psicólogos e suas entidades representativas no intuito de compreender que a escola é um dos espaços em que as expressões da questão social estão presentes e ao não serem acompanhadas podem desdobrar em mais expressões da questão social junto a crianças adolescentes e suas famílias Mas os desafios não acabaram com a aprovação da lei é necessário a implementação nos municípios e a preparação profissional para o trabalho na educação básica É nesse contexto que se insere o presente curso