SEMANA S
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Coordenador :
Lucianne Fragel Madeira
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
620.1.2024
Departamento/Setor:
GNE
Área Temática :
Educação
ODS:
REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,ERRADICACAO, DA, POBREZA,EDUCACAO, QUALIDADE,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Proporcionar uma educação inclusiva e diferenciada para estudantes com altas habilidades ou superdotação das escolas públicas do município do Rio de Janeiro por meio de atividades práticas e interdisciplinares em ciências Promover a educação inclusiva para estudantes com altas habilidades ou superdotação oferecendo práticas pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas e incentivem desafios compatíveis com seu potencial intelectual e criativo Desenvolver atividades práticas sobre ciências que estimulem a investigação a autonomia e o pensamento crítico permitindo que os alunos compreendam conceitos científicos de forma aprofundada e interdisciplinar Fomentar a socialização e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes superdotados criando um ambiente escolar que valorize suas habilidades sem gerar estigmatização ou isolamento Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos no planejamento e execução do processo de aprendizagem garantindo um ensino dinâmico e envolvente que fortaleça suas competências acadêmicas e sociais
Resumo
A inclusão de estudantes com altas habilidades ou superdotação no contexto educacional exige estratégias pedagógicas que estimulem seu potencial intelectual e criativo garantindo desafios compatíveis com suas capacidades A educação inclusiva ao reconhecer a diversidade do aprendizado deve oferecer práticas diferenciadas que favoreçam a socialização e o desenvolvimento socioemocional desses alunos evitando sua estigmatização e isolamento Nesse contexto metodologias inovadoras como o STEAM Ciência Tecnologia Engenharia Artes e Matemática têm se destacado por promover uma abordagem interdisciplinar e experimental do ensino estimulando a criatividade o pensamento crítico e a resolução de problemas Diante desse cenário a presente proposta tem como objetivo promover a experimentação científica para estudantes com altas habilidades ou superdotação da rede pública do município do Rio de Janeiro A ação será realizada por meio das quotSemanas Squot semanas temáticas voltadas para Ciências da Natureza e Saúde As atividades utilizarão metodologias ativas de ensino baseadas na experimentação no uso de novas tecnologias e na mediação científica buscando aproximar a universidade da educação básica e ampliar o acesso ao conhecimento científico de forma interativa e inclusiva Além disso estratégias avaliativas serão aplicadas para compreender o impacto das atividades na percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia bem como na sua motivação e engajamento Dessa forma o projeto contribui para a democratização do conhecimento científico oferecendo oportunidades enriquecedoras de aprendizagem e incentivando a formação de futuros cientistas e profissionais inovadores