Coordenador : Flavia Elaine da Silva Martins
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 886.1.2024
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 35,publicoAlvo
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Objetivo
Desenvolver habilidades de construção colaborativa de roteiros geográficos entre estudantes do ensino médio de graduação e pósgraduação Realizar consultas bibliográficas e de acervos referentes à Niterói e Rio de Janeiro para dar subsídio aos Roteiros Desenvolver material de apoio para utilização durante a realização dos Roteiro Ampliar os temas de pesquisa acadêmica de graduação TCC e pósgraduação dissertações e teses com base nos interesses dos estudantes do ensino médio e experiências dos roteiros Dar relevo e reconhecimento a territórios invisibilizados potencializando o reconhecimento de sujeitos diversos na construção das memórias e da atualidade da cidade Aproximar temas referentes à urbanização presentes no currículo escolar e livros didáticos da realidade dos estudantes da escola Propiciar interação entre universidade e comunidade escolar Construir subsídios para a reflexão crítica sobre a cidade propiciando o debate e a reivindicação do Direito à Cidade Propiciar oficinas de fotografia e desenho com os participantes dos roteiros Desenvolver a habilidade de registrar a experiência de realização dos Roteiros por meio de desenhos fotos e outras linguagens Construir forma digital de reunir imagens e acervo youtube ou Instagram Dar visibilidade à Universidade como caminho possível aos estudantes do ensino médio nas visitas aos Campi da UFF
Resumo
Processos econômicos políticos e sociais deixam marcas ambientais que podem ser lidas e interpretadas por quem vive a na cidade Com a consolidação de projetos urbanos e atuação de agentes modeladores algumas marcas na paisagem são reforçadas outras invisibilizadas Na Universidade temáticas referentes à produção do espaço da cidade são abordadas pelos estudantes da graduação e pósgraduação em Geografia da UFF resultando em produção científica com diversidade e amplo apoio bibliográfico e documental A cidade por sua vez é tema presente nos currículos escolares aparecendo em sucessivas etapas formativas Por vezes a cidade mencionada nos livros didáticos parece distante da realidade cotidiana e urbana dos estudantes no contexto da sala de aula Desta forma a construção colaborativa de roteiros geográficos possibilita maior proximidade entre o saber produzido na universidade e a construção de práticas pedagógicas em sala de aula ou melhor dentro e fora de sala de aula de forma complementar incluindo a rua e a cidade como dimensões do aprendizado e da experiência Com a coelaboração dos roteiros entre estudantes do ensino médio graduandos e pósgraduandos em geografia além de professores de geografia e professores convidados de outras áreas biologia português este projeto de extensão elenca pontos de interesse e propõe caminhos que os unem fortalecendo o entorno das escolas considerando os campi da UFF museus e bibliotecas como pontos de continuidade da formação escolar Além do entorno os roteiros buscam aproximar os estudantes de áreas de parques e museus mais distantes de difícil acesso no cotidianos além de instituições no Rio de Janeiro Para tanto por meio de categorias centrais da geografia tais como a abordagem da paisagem urbana e dos territórios de vida lidamos com questões de mobilidade e habitação na cidade do uso e apropriação de espaços públicos das relações sociedadenatureza de recortes raciais e de gênero e invisibilização de pessoas e grupos sociais na produção da cidade