Coordenador : Cintia de Melo de Albuquerque Ribeiro
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1079.1.2024
Departamento/Setor: STC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Objetivo
Objetivo Geral Oferecer suporte aos estudantes no desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas capacitandoos para identificar temas relevantes estruturar o problema de investigação e redigir seus trabalhos de forma clara e coerente contribuindo para o aprimoramento do pensamento crítico e das habilidades investigativas Objetivos Específicos 1 Apoiar a escolha do tema e a formulação do problema de pesquisa 2 Promover o desenvolvimento da escrita científica 3 Proporcionar exemplos práticos de pesquisas bemsucedidas 4 Estimular a troca de experiências 5 Integrar teoria e prática
Resumo
A produção científica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades investigativas dos estudantes Contudo muitos enfrentam dificuldades em identificar temas definir o problema de pesquisa e redigir seus trabalhos de forma clara e coerente o que impacta o desempenho acadêmico e dificulta a conclusão de projetos como TCCs e artigos científicos Essas dificuldades incluem a organização da pesquisa escrita científica identificação da literatura e construção das referências além da necessidade de apoio à leitura e escrita acadêmica Para auxiliar os estudantes o projeto de extensão Roda de Pesquisa oferece eventos de capacitação em metodologia científica incluindo palestras oficinas e seminários abordando desde a escolha do tema até a organização e redação do trabalho acadêmico A metodologia do projeto combina teoria e prática com palestras ministradas por professores da instituição e especialistas convidados O seminário de apresentação de trabalhos acadêmicos demonstra exemplos concretos de pesquisas realizadas enquanto a roda de conversa com exalunos permite a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas proporcionando suporte para superar os desafios da produção acadêmica As atividades realizadas de forma presencial ou online têm caráter expositivo e buscam integrar teoria e prática incentivando os participantes a aplicarem os conceitos aprendidos em seus próprios projetos Essa abordagem contribui para a formação de estudantes mais preparados para desenvolver pesquisas de qualidade e fortalece a cultura da investigação acadêmica na instituição