Coordenador : Alceu Júnior Paz da Silva
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1596.1.2025
Departamento/Setor: VQI
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 60,publicoAlvo
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Promover o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos tecnológicos em Química sejam eles digitais ou analógicos de estudantes de graduação a partir dos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia Elaborar sequências didáticas em Química escolar e planejar de recursos didáticos multimodais para a exploração do uso de múltiplas representações suportados por tecnologias digitais Contribuir com a melhoria da aprendizagem escolar em Química por meio de intervenções em aulas de reforço no contraturno escolar e no prévestibular Passaporte Universitário coordenado pela SEJUVVR Explorar o impacto das ações de extensão norteados pela iniciação à docência na ampliação dos saberes pedagógicos relacionados ao uso de representações visuais e recursos digitais multimodais no contexto da formação de professores de Química do ICExUFF
Resumo
As pesquisas vêm apontando inúmeras dificuldades na aprendizagem de Química na escola Parte destes desafios recaem sobre a necessidade de aquisição de competências representacionais acerca do vasto e complexo sistema simbólico químico Uma alternativa é o planejamento de recursos didáticos multimodais e a exploração do uso de múltiplas representações suportados por tecnologias digitais Entretanto apesar dos avanços nos campos da informática e da computação propiciarem uma miríade de recursos visuais digitais como simulações animações interativas e softwares diversos os professores possuem poucos saberes pedagógicos para o seus usos críticos em sala de aula Diante disto este projeto de extensão com enfoque na iniciação à docência tem o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos tecnológicos em Química sejam eles digitais ou analógicos de estudantes de graduação a partir dos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia A metodologia de trabalho terá por inspiração alguns aspectos da abordagem intervencionista O desempenho de alunos e de estudantes de graduação no planejamento e implementarão de recursos didáticos serão analisados e o seus impactos sociais e acadêmicos serão investigados Com isso esperase contribuir para uma melhoria na formação escolar e na formação de professores de Química