Promovendo ações para o despertar de meninas na área de Ciências Exatas e da Terra
Coordenador :
FABIANA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
933.1.2024
Departamento/Setor:
GFQ
Área Temática :
Educação
ODS:
IGUALDADE GENERO
Tipo:
Projeto
Objetivo
Objetivo geral Promover e divulgar a ciência realizada por mulheres e despertar o interesse de mais meninas e mulheres para a área STEM Objetivos específicos Recepcionar alunos nos laboratório de pesquisa receber alunos e professores da Educação básica principalmente meninas nos laboratórios de pesquisa da UFF visando uma mudança de paradigmas sobre a presença de mulheres nesses espaços acadêmicos Receber alunos e alunas para estágio atividades de estágio junto com alunos do IFRJ no LACUFF laboratório majoritariamente feminino participando da rotina do laboratório os alunos terão oportunidade de acompanhar a rotina de pesquisadoras no LACUFF Capacitar alunas durante o período de estágio realizar o treinamento dentro do laboratório de pesquisa desde a preparação química até análise e interpretação dos resultados obtidos de forma inserir essas alunas no ambiente acadêmico mesmo antes de entrar na graduação e incentivar a entrada de mais mulheres nesses espaços Promover palestrasoficinasatividades palestras e oficinas estimulando um maior número de participação de alunas e professoras da Educação Básica Serão realizadas atividades investigativas com os alunos que serão realizadas ou no Laboratório de Radicarbono da UFF eou nas escolas Divulgar atividades estimular o interesse de alunas desde a Educação Básica com palestras sobre mulheres nas áreas de STEM
Resumo
A presença de meninas na área de Ciências Exatas e da Terra tem sido historicamente subrepresentada refletindo um viés implícito persistente em diversas sociedades Desde a infância estereótipos de gênero influenciam as escolhas educacionais e profissionais frequentemente desencorajando meninas de seguir carreiras em campos como Matemática Física Química e Engenharias As meninas têm o mesmo potencial para o sucesso nessas disciplinas entretanto enfrentam barreiras culturais e institucionais como a escassez de modelos femininos expectativas diferenciadas e preconceitos inconscientes que afetam sua autoconfiança e interesse O incentivo à participação feminina em atividades de ciências bem como a visibilidade de mulheres bemsucedidas nessas áreas são passos essenciais para mudar a percepção e aumentar a representação feminina nessas áreas Nesse sentido este projeto visa incentivar a participação de meninas e mulheres nas Ciências promovendo ações para estimular a integração de alunas da Educação Básica por meio de estágios e projetos de iniciação científica júnior atividades extracurriculares como palestras oficinas e projetos de extensão que integrem as escolas com laboratórios de Pesquisa da UFF por meio de visitas técnicas Promover a diversidade de gênero não apenas beneficia as próprias mulheres mas também enriquece a ciência com uma variedade maior de perspectivas e abordagens inovadoras