Coordenador : José Nilton de Sousa
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 672.1.2024
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: COLUNI
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,ERRADICACAO DA POBREZA,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:21996532231endereco:coord.oficinadosaber.proex@id.uff.brendereco:@pre_oficinadosaber
Objetivo
Objetivo Geral Promover a inclusão e o desenvolvimento de competências matemáticas essenciais entre estudantes de escolas públicas especialmente afrodescendentes indígenas e quilombolas para garantir condições mais equitativas de acesso ao ensino superior e à inserção no mercado de trabalho contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária Objetivos Específicos 1 Estruturar uma linha de trabalho no Projeto Oficina do Saber com ênfase nos conceitos fundamentais de matemática básica essenciais para o domínio de conteúdos curriculares e a superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos em avaliações como o ENEM e vestibular da UERJ 2 Resgatar e reforçar os conceitos de matemática básica entre estudantes de escolas públicas com foco na aplicação de conteúdos matemáticos em situações práticas promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas 3 Desenvolver habilidades cognitivas e sociais dos alunos do Oficina do Saber utilizando a matemática básica como ferramenta para o fortalecimento da autoconfiança resiliência e aprendizado contínuo 4 Garantir que o resgate dos conceitos de matemática básica ofereça uma oportunidade mais justa para estudantes afrodescendentes e outros grupos marginalizados no processo educacional contribuindo para uma formação cidadã consciente e participativa 5 Contribuir para a construção de um ambiente reflexivo no Programa Oficina do Saber visando desenvolver estratégias de ensino que auxiliem na superação das defasagens históricas dos alunos brasileiros em relação aos conteúdos de matemática no ensino fundamental
Resumo
A matemática básica é essencial para a formação educacional e o desenvolvimento de competências lógicas e analíticas sendo um fator determinante no acesso ao ensino superior no Brasil No Projeto PréUniversitário Oficina do Saber a experiência de uma aluna que retomou os estudos após 19 anos reforça a importância de manter o ensino da matemática fundamental A deficiência nesse conhecimento impacta sobretudo estudantes de escolas públicas especialmente afrodescendentes indígenas e quilombolas dificultando sua inserção no ensino superior e no mercado de trabalho O abandono da educação pública contribui para essa desigualdade tornando o ensino da matemática uma ferramenta indispensável para a inclusão social O Oficina do Saber ao longo de 24 anos tem demonstrado que fortalecer a matemática básica permite que estudantes enfrentem desafios educacionais de forma mais equitativa promovendo autonomia resiliência e participação ativa na sociedade