Coordenador : Jéssica do Nascimento Rodrigues
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 373.1.2024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Programa
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Viabilizar um trabalho sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos da formação inicial e continuada de professores de fichamentos a teses por meio de oficinas rodas de conversa cursos palestras e atendimento individualizado a alunos de cursos de licenciatura e sobretudo ao nosso públicoalvo central que são os professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno além de outros profissionais interessados na proposta criar e multiplicar ações extensionistas mediante articulação dos cursos de formação de professores com as escolas públicas da região podendo dialogar com outros projetos já existentes na universidade como os Programas de Tutoria e outras instituições de ensino superior como UFRN e UNIRIO promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação inicial e continuada de professores como uma forma de aproximação dessas duas esferas a acadêmica e a escolar construir coletivamente expedientes pedagógicos para o trabalho com os gêneros resenha resumo fichamento ensaio artigo científico projeto de pesquisa e relato de experiência de modo que professores em formação ou já formados vivenciem eventos de letramento a exemplo da criação do Ciclo de Oficinas de Escrita Acadêmica e do Ciclo de Rodas de Conversa sobre Letramentos Acadêmicos fortalecer o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica GEPLEAUFF realizando reuniões periódicas de estudos e estimulando realizando pesquisas sobre o tema dos letramentos acadêmicos e sobre as experiências vivenciadas nas ações extensionistas dialogar com outros grupos e projetos como o grupo de pesquisa Metacognição amp Práticas Discursivas UFF e os projetos de extensão Programa de Alfabetização e Leitura PROALE e Práticas Inventivas de Educação Linguística UNIRIO divulgar os resultados das ações extensionistas em eventos acadêmicos em periódicos científicos e no site do GEPLEA wwwgepleauffbr espaço em que também serão publicados textos escritos pelos professores e pelos estudantes viabilizar a participação de discentes colaboradores e voluntários em todas as etapas do projeto como parte fundamental de sua formação
Resumo
Já que aos professores universitários se apresenta o desafio da criação de expedientes pedagógicos para a promoção de experiências de leitura e escrita de textos acadêmicos nos cursos de graduação e pósgraduação desafio necessário para que licenciandos e professores atuantes na educação básica se engajem nas escolas como trabalhadores que veem na universidade uma das fontes e parceiras de produção e compartilhamento do conhecimento o programa Laboratório de Letramentos Acadêmicos se torna uma iniciativa de ensino pesquisa e extensão articulada ao propósito de colaborar com a formação inicial e continuada de professores considerando que as práticas escriturais são necessárias para esse diálogo Ancorado nos Estudos do Letramento no Dialogismo Bakhtiniano e na Metacognição o programa objetiva viabilizar um trabalho regular e sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos dos cursos de formação inicial e continuada de professores por meio de ciclos de oficinas e de rodas de conversa cursos e atendimento individualizado e em grupos a alunos de Pedagogia Letras e outros cursos de licenciatura e a professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno Além disso intenciona promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação docente como forma de aproximação das esferas acadêmica e escolar Como principais resultados esperamse a promoção e a multiplicação de ações extensionistas que visem à inclusão de estudantes das licenciaturas e de professores da educação básica nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica assim como o reconhecimento dessa necessidade por parte da comunidade acadêmica