Coordenador : Anna Christina Pinho de Oliveira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401795.2258.301509.20022024
Departamento/Setor: HUAP
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Embora o ênfase deste projeto de extensão sejam as ações diretamente relacionadas os pacientes sintomáticos respiratórios pela sua possibilidade de disseminar tuberculose o público alvo principal dessa atividade é composto por todo e qualquer paciente internado no Hospital Universitário Antônio Pedro HUAP assim como alunos técnicoadministrativos profissionais de saúde e professores que frequentem o hospital As medidas preventivas de contaminação contemplam a todos os pacientes e a população flutuante do nosocômio Pacientes com suspeita de tuberculose TB de difícil confirmação diagnóstica são encaminhados pela rede pública para o HUAP Por se tratar de um hospital terciário há exames disponíveis restritos ao HUAP justificando esse perfil de assistência O processamento desses materiais obtidos são acompanhados até a liberação dos seus resultados inclusive aqueles que demoram vários meses para serem concluídos Caso o diagnóstico de TB se confirme seja por BAAR Teste Rápido Molecular para Tuberculose ou Cultura para Micobacteria esse paciente caso não esteja internado no momento do diagnóstico é contactado e encaminhado para realização do tratamento na unidade de referência próxima ao seu domicílio Em data futura quando há identificação da espécie de micobactéria e definição do seu perfil de sensibilidade meses depois novamente o paciente é contactado e orientado a buscar os seus novos resultados Durante a busca ativa de pacientes com TB no hospital os casos são discutidos com a equipe responsável por cada paciente ou seja principalmente com médicos e estudantes de medicina mas também com a farmácia enfermagem laboratório engenharia hospitalar e por vezes o serviço social Há uma atenção especial aos alunos de medicina nesses encontros pois apesar da sua importância epidemiológica as atividades teóricas voltadas para o ensino da TB são poucas Desde 2022 cuidados específicos com os diferentes materiais possíveis de gerar diagnóstico de tuberculose após a sua coleta principalmente o escarro vêem sendo tomados O envolvimento da equipe de enfermagem é fundamental nesse trabalho e ações específicas estão acontecendo de forma regular para que este grupo se mantenha atento as regras de coleta e conservação do material até o início do seu processamento pelo grupo do laboratório Acadêmicos de medicina poderão consolidar seus conhecimentos teóricos sobre tuberculose e aprenderão mais sobre a avaliação diagnóstica através da imagem com ênfase na avaliação da radiografia de tórax através de atividades remotas Esta ação não se restringe aos alunos da UFF
Local de atuação: Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP As atividades remotas são realizadas em plataformas digitais de amplo domínio público.
Objetivo
Objetivo Geral Desenvolver e implantar técnicas efetivas de prevenção e controle da tuberculose no âmbito do HUAP, garantir a entrega dos resultados dos exames dos pacientes em investigação para tuberculose no HUAP e incrementar o conhecimento sobre tuberculose para os alunos de medicina, de forma remota. Objetivos das Atividades no HUAP Realizar precocemente baciloscopia (BAAR) e Teste Rápido Molecular para Tuberculose dos materiais obtidos durante as investigações; Efetuar a identificação precoce do paciente internado com a possibilidade de tuberculose doença; Promover o isolamento respiratório em todo paciente sob suspeita e, principalmente, com diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar no momento da internação; Monitorar medidas administrativas, aquisição e distribuição de insumos, além da adequação da qualidade dos isolamentos respiratórios; Informar e orientar os pacientes externos, caso algum exame complementar tenha sido compatível com TB; Efetuar o treinamento em serviço do controle da Tuberculose Hospitalar para funcionários, professores e discentes em atuação no HUAP; Reduzir o adoecimento de profissionais de saúde por TB e, em segunda etapa, redução da viragem da Prova Tuberculínica (antigo PPD) Aplicar e realizar a leitura da Prova Tuberculínica (PPD); Acompanhar os resultados das coletas de IGRA; Buscar a qualidade do escarro e demais materiais colhidos na investigação diagnóstica da tuberculose nos pacientes internados e externos referenciados ao HUAP. Objetivos das Atividades Remotas Garantir que o aluno termine o Curso de medicina atualizado quanto aos conteúdos de tuberculose, caso assim o deseje; Capacitar o aluno a desenvolver todo o raciocínio clínico necessário para atuar nas diferentes formas de apresentação da TB doença e TB latente (ILTB) Ensinar avaliação radiológica aos estudantes de medicina, com ênfase nas imagens clássicas que sugerem o diagnóstico de tuberculose.
Resumo
O Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar PCTH do HUAP em atividade desde 2006 procura reduzir a possibilidade de infecção e adoecimento por Tuberculose TB entre pacientes alunos técnicoadministrativos profissionais de saúde e professores O Programa atua através de Medidas de Biossegurança identificação precoce de possíveis infectantes através da busca ativa de sintomáticos respiratórios internados no HUAP visando identificação precoce de possíveis infectantes controle de fluxo de pacientes externos em investigação diagnóstica e informação técnicas aos profissionais de saúde Medidas Ambientais de Engenharia ações que restrinjam a disseminação aérea do bacilo pela exaustão do ar e isolamento dos suspeitos ou doentes internados no HUAP Medidas de Proteção Respiratória Individuais utilização de respiradores para proteção individualizada Pelo seu perfil de hospital terciário o HUAP está capacitado para realizar diferentes exames complementares capazes de contribuir na investigação da TB de difícil diagnóstico assistindo além dos pacientes internados também aos pacientes externos oriundos de toda a Região Metropolitana II Desde 2022 medidas de capacitação para que os diferentes materiais obtidos sejam de melhor qualidade e sua conservação adequada até a sua chegada no laboratório O principal objetivo aqui é tentar aumentar ao máximo a positividade dos exames realizados A investigação da TB latente com a realização da Prova Tuberculínica PTPPD ou acompanhamento nas dosagem do IGRA também estão incluída nas ações do PCTH Em 2024 o grupo pretende dar continuidade aos Cursos de Atualização de Tuberculose com os alunos da medicina da UFF e de outras escolas através de atividades remotas