Programa Alfabetização e Leitura
Enviar um e-mail
Coordenador :
Danuse Pereira Vieira
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
704.1.2024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Programa
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
De 2025 a 2027 o PROALE apresenta como objetivo geral promover novas ações de extensão com vistas à formação inicial e continuada de professores interessados nas práticas sociais de leitura e de escrita Para tanto serão realizadas durante esses anos diferentes ações como cursos e rodas de conversa ministradas por docentes da UFF e por colaboradores externos São objetivos específicos deste programa oferecer à comunidade interna e externa com ênfase nos professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura Realizar Curso de formação de professores de línguas para as redes públicas Promover Rodas de conversa com professores de línguas da rede pública de ensino para discutir questões referentes ao ensino na escola básica com vistas a contribuir para a formação inicial de licenciandos em Letras e para a formação continuada de professores Colaborar anualmente com a Disciplinacurso Leitura e Produção de Textos Acadêmicos LPTA organizado pelo LABLA sob a coordenação de Jéssica Nascimento FEUFF UFF Colaborar anualmente com o Curso Projeto de Pesquisa organizado pelo LABLA sob a coordenação da professora Jéssica Nascimento Colaborar na organização e publicação das edições da revista do PROALE Sede de Ler Realizar Roda de Conversa com autores com o objetivo de promover a leitura literária pela ótica dos escritores Incentivar a maior participação de estudantes da UFF nas ações de extensão do Programa desde as etapas de planejamento à execução viabilizando a creditação curricular das referidas atividades Estimular a leitura por meio da publicações de resenhas e resumos nas redes sociais do PROALE Atualizar o site do PROALE e divulgar as ações do Programa por meio de suas redes sociais Realizar reuniões periódicas de trabalho no PROALE incluindo coordenadores de projetos e bolsistas de extensão e outros estagiários Elaborar artigo e apresentação para a Semana de Extensão da UFF Participar da Semana de Extensão durante a Agenda Acadêmica Realizar em parceria com coordenação editorial da revista Sede de Ler as Jornadas da revista Sede de Ler e a Jornada PROALE
Resumo
O Programa atuante desde 1991 seguirá investindo na ampliação de seu público voltandose mais especificamente para professores que atuam no âmbito da alfabetização e ensino de leitura e também para docentes de línguas adicionais da educação básica Para a implementação de novas ações contaremos com parcerias externas tal como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Itaboraí Fundação Municipal de Niterói dentre outras parcerias internas e eternas Esperamos investir novas ações relativas ao incentivo à alfabetização e à leitura nas escolas parceiras fortalecendo o diálogo indispensável para um processo significativo de formação de educadores linguísticos mediante a oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores Para tanto a parceria com as redes públicas de ensino é fundamental Sob uma perspectiva do plurilinguismo e das múltiplas linguagens objetivase a reedição de cursos de extensão que tiveram significativa demanda em 2024 além da implementação de novas ações A atividade de empréstimo de livros do acervo do PROALE temporariamente suspensa será retomada em 2025 O PROALE seguirá prezando a importância da articulação ensinopesquisaextensão uma vez que agrega diferentes grupos de pesquisa e o seu acervo é utilizado como material de pesquisa no campo da leitura literária e da educação linguística Objetivase ainda ampliar progressivamente a participação dos estudantes no planejamento e na execução das ações