Poesia na Escola
Enviar um e-mail
Coordenador :
Maria Onete Lopes Ferreira
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
451.1.2024
Departamento/Setor:
DED
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 30
Redes sociais:
endereco:Instagran
Objetivo
Este projeto visa tornar a escola mais interessante e prazerosa para as crianças Acreditamos que esse prazer maior com a escola resulta numa aprendizagem mais satisfatória e numa formação mais crítica A poesia portanto pareceunos um pretexto interessante para o alcance do objetivo norteador de transformar a escola Ler e ouvir poemas bem como desenvolver outras atividades relacionadas com a poesia pode ser um importante instrumento de valorização da escola e do magistério Em síntese para a escola visamos a a inserção de alunos do ensino fundamental em atividades criativas e lúdicas que despertem nelas o gosto pelos estudos assim como o interesse pela pesquisa e conhecimento histórico b desenvolver o interesse e iniciação em leitura e escrita críticas com vistas ao favorecimento de desenvolvimento de uma mentalidade crítica culta e aberta c promover o despertar do gosto e da vocação artística para transformar a escola em um ambiente agradável e portanto favorável à aprendizagem eficaz d enriquecer o fazer pedagógico com atividades culturais que permitam à escola melhorar seu reconhecimento e importância aos olhos da comunidade Relativamente aos bolsistas os objetivos podem ser descritos como acontribuir para uma formação intelectual e profissional mais sólida que fortaleça e encoraje o compromisso com uma escola libertadora e com a participação na luta por uma sociedade mais fraterna e justa b desenvolver reflexões acerca da presença da poesia na infância e sobre as possibilidades de preservação do poeta nas nossas vidas para colaborar com a produção acadêmica da área c pensar e compreender qual a relação da poesia com as demais formas de criação artísticas para o fortalecimento de estudos que destacam a poesia como campo importante de estudos acadêmicos d contribuir para o propósito de formação de professores pesquisadores e proponentes de novas formas de ação na escola
Resumo
O projeto é parte integrante de uma pesquisaação com o intuito de verificar o impacto positivo da poesia na aprendizagem das crianças mediante a realização de encontros semanais visando o desenvolvimento do espírito sensível e uma mente criativa Os estudos até aqui desenvolvidos sugerem que a poesia é um elemento inerente ao desenvolvimento humano que no entanto tende ao quotapagamentoquot se não for estimulada na infância Poesia é uma resposta à presença do lúdico em nós e há suficiente literatura assegurando a contribuição deste tipo de prática na aprendizagem pois a infância é a fase em que as estruturas da aprendizagem devem ser estimuladas para que a vida adulta corresponda ao exercício de uma sociabilidade que possibilite uma sociedade mais justa A arte é um dos elementos que nos humaniza como é atestado desde os antigos povos gregos que a atribuíam aos auspícios das Musas Experiências anteriores com a poesia na escola revelam a contribuição que a poesia oferece ao ser inserida na formação das crianças Verificouse que o nível de criatividade e afetividade das crianças melhora a partir de suas vivências no projeto As intervenções são realizadas semanalmente durante uma hora Compõem as intervenções atividades como leitura e escuta de poemas jogos e brincadeiras que envolvem o exercício de poetizar momentos musicais etc A metodologia utiliza a poesia como dispositivo para o estímulo à criatividade e sensibilidade nas crianças por isso em todas as intervenções as crianças são agentes e protagonistas nas atividades que são previamente planejadas