Pequenos filósofos
Coordenador :
ALEXANDRE DA SILVA COSTA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
788.1.2024
Departamento/Setor:
GFL
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,INSTITUICOES EFICAZES,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Objetivo
OBJETIVOS Introduzir crianças aos princípios básicos da filosofia de uma maneira acessível Estimular o pensamento crítico criativo e reflexivo desde a infância Promover o diálogo filosófico como uma ferramenta para a construção de ideias Desenvolver habilidades de comunicação e cooperação entre as crianças Explorar temas filosóficos relevantes para o cotidiano das crianças ATIVIDADES PROPOSTAS e METAS Rodas de conversa realização de encontros regulares em espaços abertos ou em salas de aula para discutir sobre temas filosóficos Contação de histórias filosóficas apresentação de histórias mitos e parábolas adaptadas para o público infantil seguidas de debates e reflexões Arte filosófica realização de atividades artísticas como desenhos pinturas e esculturas relacionadas a temas filosóficos Eventos temáticos organização de eventos especiais como feiras de conhecimento exposições e apresentações teatrais para compartilhar os aprendizados das crianças com a comunidade METODOLOGIA Abordagem lúdica e participativa baseada na filosofia para crianças FpC Estímulo ao diálogo filosófico por meio de perguntas abertas e reflexões guiadas Utilização de materiais didáticos adaptados para a faixa etária das crianças Incentivo à expressão criativa e ao pensamento divergente
Resumo
O presente projeto chamado de quotPequenos Filósofosquot visa a introduzir conceitos filosóficos básicos para crianças proporcionandolhes um ambiente de aprendizado estimulante e interativo A proposta neste documento tem como base o filósofo americano Matthew Lipman fundador do Instituto de Filosofia para Crianças na Universidade de Montclair nos Estados Unidos sua estratégia era incentivar o desenvolvimento de raciocínio e argumentação desde a infância Ao serem inseridos no mundo acadêmico são notórias as dificuldades passadas pelos estudantes em interpretar textos e compreender as normas acadêmicas Olhando mais a fundo conseguimos perceber que essa inserção só é bemsucedida se estimulada e favorecida desde cedo O presente projeto traz como maior destaque a filosofia que tem como objetivo questionar o mundo ao seu redor trazendo assim uma proposta de ensino da filosofia na infância Ao introduzir a filosofia para aqueles que nunca tiveram contato com ela contribuiremos não apenas para a formação intelectual mas também para o seu desenvolvimento social A prática do diálogo filosófico ensina as crianças a resolverem conflitos de forma pacífica utilizando argumentos racionais em vez de reações impulsivas Essa abordagem colabora para a formação de adultos que sabem lidar com desavenças de maneira construtiva Além disso a filosofia estimula a curiosidade natural das crianças encorajandoas a fazer perguntas profundas resultando em um aprendizado mais significativo Em um mundo em constante mudança a filosofia se mostra essencial para preparar as crianças para enfrentar desafios futuros com uma mente aberta e analítica formando adultos capazes de tomar decisões de forma madura e criteriosa Dessa forma ao promover o ensino da filosofia para crianças investimos na formação de indivíduos mais críticos e bem formados