Coordenador : Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 834.1.2024
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Educação
ODS: CRESCIMENTO, ECONOMICO,REDUCAO, DESIGUALDADES,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,SAUDE, BEM, ESTAR,IGUALDADE, GENERO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral Promover processos de aprendizagem colaborativa significativa e inclusiva por meio de oficinas com estudantes educadores e futuros profissionais da educação empregando os temas da Parasitologia como condutor na troca de saberes e estratégias para produção de recursos educacionais inclusivos Em paralelo produzir aplicar e divulgar recursos didáticos inclusivos para educação em saúde com ênfase nas parasitoses com especial atenção para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual Objetivos específicos Oferecer oficinas para à comunidade escolar da rede pública municipal de Niterói do Rio de Janeiro e para outras instituições e agentes interessados utilizando o acervo do projeto e abordando questões de saúde inclusão e acessibilidade além de compartilhar os processos de criação dos materiais e fomentar o debate e a troca de vivências Avaliar resultados de cada oficina por meio de rodas de conversa pequenos questionários ou perguntas simples aplicadas aos participantes durante ou ao final das ações Manter e ampliar o acervo autoral de recursos didáticos composto por modelos tridimensionais em biscuit de protozoários helmintos e artrópodes modelos digitais para impressão 3D esquemas em relevo de campos de microscopia e material complementar na forma de textos em Braille e tinta e audiodescrição de imagens Formar redes de colaboração para a construção aprimoramento e multiplicação das ações em educação inclusiva Divulgar o projeto suas ações e a temática da educação inclusiva através do perfil parasitologiatatil em rede social Instagram e disponibilizar material educativo inclusivo no site do LICIPP Laboratório de Inovações em Comunicação Inclusão e Popularização da Parasitologia MIP Produzir sob demanda Kits educativos para doação e treinamentos workshops minicursos ou palestras para profissionais da educação pesquisadores e demais interessados
Resumo
O projeto Parasitologia Tátil teve início com a produção de um kit didático para educação inclusiva sendo desenvolvido para beneficiar alunos com diferentes tipos de deficiência visual no dia a dia da sala de aula Ao longo dos anos têm sido produzidos modelos tridimensionais de parasitos em biscuit e esquemas de campos microscópicos em relevo Para otimizar o processo de aprendizagem de alunos com baixa visão são utilizadas cores diferentes e contrastantes Com o desenvolvimento do projeto observamos que a ação envolvia muito mais que um produto pronto de modo que as oficinas foram criadas como espaços de troca de saberes e debate sobre educação inclusiva processos de produção de recursos didáticos inclusivos e cultura colaborativa Desta maneira as oficinas Parasitologia Tátil são ações que envolvem estudantes educadores e pesquisadores buscando promover o compartilhamento de vivências e experiências formando redes de trocas de saberes para construção aprimoramento e multiplicação das ações de educação inclusiva Há também um formato de oficina voltado aos alunos do ensino fundamental onde os temas da Parasitologia e da saúde são abordados com material inclusivo chamando a atenção dos estudantes para a importância da acessibilidade e da construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva Em 2023 iniciamos a criação de modelos digitais para compartilhamento e impressão 3D