Coordenador : Mariana Rodrigues Tavares
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402235.2258.388046.20022024
Departamento/Setor: GHT
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Este projeto se destina a públicos variados dentre os quais se podem destacar o público interno da Instituição em especial os discentes do curso de História Instituições governamentais federais municipais e estaduais e movimentos sociais
Local de atuação: Este projeto se concretizará por meio de oficinas, eventos e visitação à museus e instituições de guarda de acervo, locais onde discutiremos a noção de patrimônio e a sua relação com a identidade nacionais. Para o respectivo projeto utilizaremos o espaço do Rio de Janeiro, destacando, sobretudo, o seu papel histórico na formação identitária brasileira.
Objetivo
OBJETIVOS 1-Promover uma discussão acerca do patrimônio brasileiro em diversos períodos da História Republicana brasileira; 2-Analisar as instituições dedicadas à preservação do patrimônio no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro; 3-Realização de visitações em Instituições de preservação e museus; 4- Promoção de discussões sobre o patrimônio dos povos originários e negro no Brasil.
Resumo
O projeto Conhecendo o patrimônio brasileiro o caso do Rio de Janeiro surgiu com a finalidade de promover a discussão sobre o patrimônio cultural brasileiro a partir do olhar para a cidade do Rio de Janeiro A proposta de execução visa reunir representantes de vários segmentos da sociedade incluindo as instituições acadêmicos e membros representantes das comunidades afrobrasileiras e dos povos originários Com isso esperase demonstrar a importância do debate em torno da preservação do patrimônio no Brasil e o seu papel enquanto instrumento promotor da democracia e da identidade nacionais Por esta razão este projeto apresentase como um trabalho coletivo de viés extensionista destacando a possibilidade de extrapolar as discussões em torno do conceito de patrimônio expandindo o seu significado apenas acadêmico e considerando os saberes das comunidades envolvidas em sua preservação