PROEXTPG SEMINÁRIOS ODSS PARA PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS NIVEL BÁSICO DA REGIÃO DE NITERÓI
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Coordenador :
Robisom Damasceno Calado
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408846.2247.268152.24072024
Departamento/Setor:
TPP
Área Temática :
Tecnologia e Produção
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
O públicoalvo do seminário inclui alunos de nível básico estudantes de graduação e pósgraduação em engenharia profissionais de todas as áreas e entusiastas interessados em Sistemas de Engenharia de Produção
Local de atuação:
Evento on line: https://meet.google.com/xvy-rmvk-ybv
Objetivo
OBJETIVOS O objetivo geral deste Projeto é desenvolver ações de divulgação e formação nos princípios das ODS para estudantes e professores em escolas de ensino básico na região de niterói e são gonçalo. Atualmente, a educação escolar brasileira está organizada em dois níveis de ensino: a educação básica e a educação superior. A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A estruturação da educação escolar em níveis de ensino foi estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (BRASIL, 1996), a qual substituiu a normatização anterior à sua promulgação que, ao longo da história da educação brasileira, estruturou a educação através de três graus de ensino, com diferentes denominações – primário, secundário e superior; ou 1º grau, 2º grau e 3º grau (CAVALCANTI, 2000). A Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, que fixou as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, estabeleceu como objetivo desses graus de ensino proporcionar ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificando-o para o trabalho e para o exercício da cidadania (art. 1º). Essa legislação, ao se referir a autorrealização do educando como objetivo primeiro dos graus de ensino a que se refere, destaca um princípio de direito civil, realçando a dimensão individual do processo educativo, consubstanciada na certificação ou diploma escolar. Diferentemente, a LDB/1996 destaca que a finalidade da educação básica é assegurar ao educando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (art.22). O desenvolvimento do educando, nesse caso, está condicionado à formação comum, indispensável ao exercício da cidadania. Tal enfoque normativo qualifica a educação básica como um nível de ensino de caráter universal que se estabelece conforme os princípios e fins da educação nacional, erigidos pela Constituição Federal de 1988 (CF/1988), e positivados como direito através da LDB/1996 e legislação subsequente, num contexto de afirmação da cidadania e dos direitos humanos (CURY, 2002, 2008a, 2008b). A educação básica, estatuída como nível de ensino, articula três etapas de escolarização fragmentadas até então através da estrutura de graus de ensino estabelecida pela legislação educacional anterior à LDB/1996. Se no caso do ensino fundamental e do ensino médio há um precedente normativo que aprofunda a estrutura de organização escolar preexistente, não obstante às modificações pontuais ocorridas, a introdução da educação infantil como etapa da educação básica traz inovação à educação nacional, inserindo a educação das crianças de zero a cinco anos de idade como base de um projeto educativo que se inicia nessa fase e se estende até a juventude, no ensino médio. Enquanto nível de ensino, a educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, garantia atualmente estabelecida pela Emenda Constitucional nº59 de 11 de novembro de 2009, que amplia o estatuto de direito público subjetivo atribuído originalmente pela CF/1988 ao ensino fundamental, estendendo de oito para quatorze os anos de escolaridade obrigatória garantidos pela legislação. Quanto à sua organização, a educação básica tem estrutura vertical flexível, podendo organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados ou por outra forma diversa de organização, de acordo com o interesse do processo de ensino-aprendizagem. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, deve ser ofertada em creches, para crianças de zero a três anos de idade, e pré-escola, para crianças de quatro a cinco anos de idade. O ensino fundamental, que se inicia aos seis anos de idade, tem a duração de nove anos de escolaridade, e o ensino médio, etapa subsequente ao ensino fundamental, tem duração de três anos, devendo possibilitar o prosseguimento de estudos, inclusive a ascensão de nível, da educação básica para a educação superior, se for o caso, de acordo com o mérito individual (LDB/1996, art. 23, art. 30, art. 32, art. 35; CF/1988, art. 208). Neste contexto o Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis visualiza sua contribuição como relevante para a para a conscientização em ODS´S para professores e estudantes na educação básica - educação infantil, ensino fundamental e ensino BÁSICO. Explicação do conteúdo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável : (i) Educação de Qualidade; (ii) Redução das Desigualdades; (iii) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (iv) Saúde e Bem Estar; (v) Igualdade de Gênero; (vi) Indústria, Inovação e Infraestrutura; (vii) Energia Limpa e Acessível; (viii) Água Potável; (ix) Saneamento; (x) Paz, Justiça e Instituições Fortes Ao final de cada seminário será realizada oficina de desenho e de expressão artística para alunos sobre os fundamentos percebidos na realidade em que vivem os alunos do ensino básico. Os resultados obtidos serão agregados em página , em meio digital, a receber o tittulo: OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BASICO NA REGIÃO DE NITEROI .
Resumo
Resumo da Proposta O projeto de extensão Seminários para Divulgação dos Conceitos dos ODS para Professores e Alunos de Escolas de Nível Básico da Região de Niterói visa promover ações educativas e de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS Coordenado pelos professores Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas e Robisom Damasceno Calado da UFF o projeto pretende capacitar estudantes e professores da educação básica abrangendo escolas de Niterói A relevância acadêmica do projeto está na disseminação dos princípios dos ODS alinhando a formação escolar com as metas globais da Agenda 2030 das Nações Unidas A iniciativa fortalece a integração entre universidade e comunidade promovendo a conscientização sobre sustentabilidade responsabilidade social e educação cidadã O públicoalvo inclui alunos e professores do ensino infantil fundamental e médio que através dos seminários adquirirão conhecimentos essenciais para a prática de ações sustentáveis e de transformação social em suas comunidades Os resultados esperados incluem a criação de um efeito multiplicador onde professores e alunos se tornam agentes disseminadores dos princípios dos ODS Esperase também produção de uma página digital intitulada Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Segundo a Percepção dos Alunos do Ensino Básico na Região de Niterói agregando as percepções e aprendizagens dos participantes Este projeto não apenas contribui para a formação de uma geração consciente e engajada com a sustentabilidade mas também reforça o compromisso do Programa Acadêmico de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UFF Niterói RJ com a promoção de educação de qualidade e inclusiva