Coordenador : Suelen Adriani Marques
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409442.2247.121576.24082024
Departamento/Setor: PDN
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : TipoDescrição do PúblicoAlvo O públicoalvo será composto por docentes e técnicos administrativos das instâncias federais estaduais e municipais discentes de graduação e pósgraduação e outros participantes da sociedade em geral de ONGs e grupos comunitários envolvidos nas questões de inclusão Como há uma diversidade muito grande do nosso público alvo vamos cumprir todas as determinações éticas das resoluções CNS 4662012 e 5102016 e as regras para proteção de dados segundo a LGPD de 2018 a fim de realizar procedimentos metodológicos que envolvam a utilização de dados primários diretamente obtidos com os participantes de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana
Local de atuação: Na Universidade Federal Fluminense. O local de execução vai estar descrito individualmente nas ações extensionistas vinculadas a este Programa, podendo ser presencial, remota ou híbrida.
Objetivo
O Programa Diversidade humana e inclusão na perspectiva do ensino é uma proposta de integração de ações a partir do CMPDI, envolvendo diferentes estratégias e atores, a fim de trilhar o caminho da promoção de empatia, inclusão, equidade e justiça. – Objetivo geral Desenvolver ações educativas sobre diversidade, inclusão e tecnologias sociais para formação e qualificação de redes de cooperação interinstitucional e internacional, no âmbito das ODS 3, 4 e 10 da Agenda 2030 da ONU. – Objetivos específicos 1- Organizar e executar eventos como ação educativa em diversidade, inclusão e tecnologias sociais integrando pesquisa, ensino e extensão; 2- Promover a divulgação do conhecimento gerado na universidade pública e alinhá-lo ao contexto das demandas sociais existentes, no âmbito das ODS 3, 4 e 10; 3- Aprimorar a educação Educação básica, através de cursos de formação continuada, e a formação universitária em seus vários níveis (graduação e pós-graduação). 4- Consolidar a inserção social do CMPDI através de ações de internacionalização e o acompanhamento dos seus egressos.
Resumo
A Agenda 2030 da ONU com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS representam um chamado urgente à equidade e justiça neste mundo globalizado O Brasil é um país que está entre o G8 mas apresenta injustiças sociais de país subdesenvolvido Essas disparidades socioeconômicas ficam mais evidentes quando comparamos zona rural à urbana periferias a centros sulsudeste ao nortecentrooeste Estas assimetrias se acentuam quando olhamos mulheres pessoa com deficiência PcD negros indígenas LGBTQIA e outros Portanto é essencial refletir e propor estratégias para corrigir fragilidades pois bemestar social educação e saúde para todos está previsto na Constituição Brasileira A Universidade Brasileira como produtora de conhecimento precisa avançar em cooperação com entidades públicasprivadas e sociedade para propor caminhos que reduzam a desigualdade promovam acesso e inclusão e estimulem ao crescimento socioeconômico e cidadania a todos Nesse sentido este programa foi desenvolvido com base em redes colaborativas nacionais e internacionais visando reduzir assimetrias e gargalos sociais capacitar indivíduos e promover articulação entre Pesquisa Ensino e Extensão Universitária Neste objetivamos promover estratégias para implementar e alcançar a ODS3 Boa Saúde e BemEstar ODS4 Educação inclusiva equitativa e de Qualidade e ODS10 Redução das desigualdades e educação a todos em diferentes ambientes de ensino formal nãoformal e informal Para isso desenvolveremos ações organizadas em 2 eixos cursos de formação continuada para profissionais do ensino no interior do estado e da África e divulgação científica e consolidação do Programa de pósgraduação PPG através de ciclo de palestras públicas e evento científico anual do PPG