Coordenador : Margareth Martins de Araújo
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 402039.2247.49651.17022024
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pelo Público A modalidade de avaliação será a somativa quando cada cursita avaliará cada encontro As alterações de rumo portanto serão realizadas no processo visando ao aprimoramento do Curso e consequentemente do trabalho de extensão
Local de atuação: R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis - Bl. D, São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201
Objetivo
I Objetivo Geral: Os objetivos do projeto serão sempre redefinidos à medida que nos dermos conta de sua amplitude, mas a princípio trabalhamos com os que se seguem: - Possibilitar aos professores uma gama de informação reflexiva sobre as demandas do trabalho junto a crianças em situação de risco social no sentido de oportunizar uma prática pedagógica inclusiva. Trabalhamos para o sucesso escolar de alunos e professores. II- Objetivos Específicos: - Trabalhar na formação permanente do professor objetivando auxiliá-lo no desenvolvimento de suas funções junto à criança em situação de risco social ou limite. Esta se constitui em uma demanda crescente em nossas escolas. - Propiciar aos professores cursistas uma visão geral do universo da criança em situação de risco, o conceito, histórico necessidades e demandas, para maior conhecimento e contato com a adversidade a que estão expostas. - Promover uma análise das condições econômicas do país através da relação capital-trabalho a qual estamos expostos, na tentativa de construção de um marco referencial teórico para o entendimento das relações injustas entre mão de obra, mercado de trabalho, emprego e subemprego. - Proporcionar a inserção e aprofundamento na obra de Paulo Freire como uma das alternativas teóricas possíveis para embasar o trabalho pedagógico do professor junto à criança em situação de risco social ou limite no sentido de tornar a escola possível para ambos. Vislumbramos trabalhar na perspectiva da pedagogia multicultural, inclusiva e, portanto, revolucionária diante dos padrões atuais. - Refletir sobre as estratégias de implantação da Lei 10.639/03 nas escolas, contribuindo para a implementação de uma pedagogia multicultural que favoreça a diversidade humana e o exercício de uma pedagogia inclusiva. - Contribuir para a divulgação de políticas públicas de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, pois, não podemos perder de vista o fato de ser esta a identidade cultural e racial das crianças em situação de risco social. - Promover encontros com pessoas das várias etnias objetivando a valorização da forma de viver e de estar no mundo de cada uma delas, contribuindo assim, para a produção de práticas pedagógicas mais humanizadas e includentes. - Divulgar histórias pedagógicas de vida, através da troca de experiências, capazes de contribuir para o sucesso escolar das crianças em situação de risco social. - Contribuir para a inserção dos professores nas questões que envolvem o trabalho infantil, histórico, causas e consequências, considerando ser a criança em situação de risco, em muitos casos, trabalhadora. - Promover um debate reflexivo acerca da educação de jovens e adultos a partir da perspectiva da sua construção, na tentativa de detectar os caminhos pelos quais passam. - Detectar os caminhos possíveis para o exercício de uma prática pedagógica capaz de incluir a diversidade humana, no sentido de implementar uma pedagogia mais ética e estética. - Incluir, atividades referentes à expressão corporal e artísticas, capazes de traduzir o universo cultural das crianças em situação e risco social como: Congo, Capoeira, Maculelê, etc. - Implementar os estudos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente numa perspectiva de inclusão social e pedagógica. - Promover um estudo acerca dos Direitos Humanos de crianças, jovens e adultos, por se constituírem nos atores sociais a serem atendidos pelas escolas.
Resumo
O trabalho será na formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social assim como Pedagogos Assistentes Sociais Psicólogos e profissionais de áreas afins Através de temas pertinentes à demanda sócio educacional que a cada dia exige dos educadores novas formas de ser e de estar professoreducador Acompanharemos professores em seus locais de trabalho auxiliando na reflexãoação de situações oriundas do seu saberfazer partindo do princípio pedagógico do professor reflexivo capaz de pesquisar sua própria prática e sobre ela intervir Contaremos com uma proposta metodológica adequada que desafiará ao cursista a um diálogo permanente com Aulas Teóricas e Práticas Estudos de Caso Vídodebates Dinâmicas de Grupo Oficinas e Seminários Nossa fundamentação teórica será ancorada principalmente em autores que dialogam com nossa temática tais como Freire Freinet Edgar Morin Leonardo Boff e Roberto Silva A Constituição federal de 1988 o Estatuto da Criança e do Adolescente e a implementação da Lei sobre as ações afirmativas serão por nós trabalhados Como proposta de término de Curso teremos a elaboração de um projeto a ser desenvolvido em cada espaço de ação dos envolvidos sob a coordenaçãodos professores do curso objetivando a superação coletiva de situações problemas detectadas Nossos objetivos são Propor reflexões acerca da formação inicial e permanente de Professores de crianças em situação de vulnerabilidade social Promover práticas educativas valorizadoras das experiências inclusivas das crianças em situação de vulnerabilidade social Iniciar educadores e futuros educadores no processo de autoconhecimento nas práticas educativas inclusivas e humanizantes