Coordenador : Jacqueline da Silva Deolindo Curvello
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 688.1.2024
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Comunicação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,INDUSTRIA INOVACAO,INSTITUICOES EFICAZES,REDUCAO DESIGUALDADES,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 5,publicoAlvo
Objetivo
Objetivo geral Implementar o Observatório da Mídia em Cidades Pequenas como um programa de extensão interdisciplinar voltado para o mapeamento análise e fortalecimento de iniciativas midiáticas locais articulando projetos de extensão ensino e pesquisa em níveis de ensino médio graduação e pósgraduação que contribuam para a democratização da informação o letramento midiático e o desenvolvimento de políticas públicas de comunicação em municípios brasileiros de até 50 mil habitantes Objetivos específicos 1 Identificar e catalogar iniciativas jornalísticas e informativas comunitárias e alternativas em cidades com até 50 mil habitantes criando um banco de dados acessível à comunidade acadêmica ao mercado e a agentes públicos e privados 2 Reunir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pósgraduação e artigos sobre comunicação e mídia no contexto de cidades pequenas fazendo essa coleta continuamente em repositórios institucionais no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Portal de Periódicos da Capes a fim de prover um banco de referências bibliográficas sobre o tema e dar visibilidade e circularidade a esses textos 4 Mapear políticas públicas de comunicação existentes nessas cidades e contribuir para o desenvolvimento de estratégias que promovam o acesso à informação e o fortalecimento da mídia local 5 Inventariar e analisar projetos de letramento midiático já implementados em cidades pequenas avaliando seu impacto e identificando boas práticas que possam ser replicadas 6 Desenvolver e oferecer oficinas e ações formativas para orientar a produção de conteúdos informativos locais fortalecendo a autonomia comunicacional das comunidades 7 Fomentar parcerias interinstitucionais entre universidades pesquisadores agentes governamentais e organizações da sociedade civil para a criação de redes colaborativas voltadas à inovação e transferência de conhecimento em comunicação e informação
Resumo
Em geral as cidades pequenas estão fora da zona de interesse de muitos pesquisadores e agentes das indústrias culturais e criativas por diversos motivos desde a escassez local de recursos financeiros para manter projetos jornalísticos e midiáticos até o estereótipo que define cidades pequenas como lugares onde nada acontece sem desenvolvimento e apartados dos movimentos do mundo Entretanto tratase de um campo promissor para ações que podem abrir caminho para uma visão mais granular de como as desigualdades regionais se manifestam no acesso à informação e na formação de redes comunicacionais enfatizando os níveis mais finos e sutis desses contextos e suas pequenas variações em escala local em vez de olhar apenas para grandes tendências ou dados agregados que são importantes mas não suficientes Na ponta o interesse por esse campo ponta reunir elementos que subsidiem políticas públicas locais para democratização da informação como um direito humano fundamental e colocar a universidade em ação junto a comunidades interessadas na promoção de seus próprios recursos e canais de comunicação e informação ampliando o acesso a conteúdos de qualidade e combatendo a desinformação Assim o Observatório da Mídia em Cidades Pequenas é uma ação extensionista que enquanto programa visa identificar reunir e catalogar estudos e iniciativas jornalísticas e informativas comunitáriasalternativas bem inventariar projetos de educação midiática já existentes e desenvolver novos visando à orientação para produção de conteúdo local em centros urbanos com até 50 mil habitantes que são mais de 90 das cidades brasileiras Assim a começar pelo Estado do Rio de Janeiro e incluindo parcerias com pesquisadores e extensionistas de outras universidades do país este observatório de mídia vai prover como produto um banco de dados de amplo acesso à comunidade acadêmica ao mercado e a agentes governamentais e nãogovernamentais locais além de somar esforços para o desenvolvimento de políticas públicas de comunicação de inovação produção e transferência de saberes e tecnologias para as comunidades que tiverem interesse nessas ações