Coordenador : Fernando de Araujo Penna
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 346.1.2024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
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Objetivo
Objetivo geral Intervir investigar e combater o fenômeno da perseguição sistemática a educadoresas como uma das violências que impacta negativamente a educação e a sociedade brasileira Objetivos específicos Elaborar estratégias de acolhimento para asos educadorases perseguidos nas esferas jurídicas e psicológicas Contribuir para a elaboração de politicas publicas de acolhimento de denúncias de casos de perseguido de professores Realizar uma Campanha de Conscientização sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadoresas Produzir uma base de dados sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadoresas Elaborar conhecimento cientifico sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadoresas
Resumo
Este projeto surge como uma forma de enfrentamento ao quadro recente de perseguição a educadoresas que se consolidou no Brasil nos últimos anos Partimos da premissa de que há um processo de sofrimento e adoecimento de educadoresas no Brasil causados por assédio moral e perseguição aos quais estes educadoresas vêm sendo submetidos Estabelecemos como prisma de organização das ações aqui previstas a hipótese da formação de uma coalizão conservadora com diversos segmentos estabelecendo o campo educacional e educadoresas como alvo central de suas ações Nesse contexto as liberdades de ensinar e aprender vem sendo ameaçada no Brasil através do crescimento e o acirramento dos debates envolvendo movimentos de perseguição a educadoresas que têm se fortalecido através da internet com a disseminação de denúncias contra profissionais da educação Tais grupos têm incentivado atos de perseguição e de intimidação contra esses profissionais acusandoos de promover o que chamam genericamente de doutrinação politico ideológica A partir deste cenário defendemos que esses movimentos representam uma ameaça gravíssima à garantia do direito à educação no Brasil pois prejudicam tanto a possibilidade de osas estudantes terem acesso a conhecimentos importantes para o seu pleno desenvolvimento quanto configuram uma perseguição sistemática de educadoresas