Coordenador : André Antunes Martins
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410395.2247.77633.27092024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da educação básica professores gestores escolares pedagogos supervisores orientadores coordenadores educacionais técnicoadministrativos merendeiras etc representantes do Conselho EscolaComunidade CEC pais com filhos regularmente matriculados na rede e representantes de entidades comunitárias profissionais que atuam na rede de apoio à infância e adolescência CT CRAS CMDCA PSF entre outros
Local de atuação: O compromisso é contribuir com a promoção e o fortalecimento de saberes, práticas e sociabilidades que organizem o trabalho na escola em defesa da educação pública, gratuita e laica, que possam compor teias de resistências para superação do paradigma econômico de sociabilidade vigente, da crise social e da educação, que favorecem a emergência e potencializem experiências ético-políticas de educação e de formação humana. Esta proposta desdobra-se em diferentes ações interligadas, em torno da organização do trabalho educativo, como atividades de formação continuada: por meio do compartilhamento de experiências locais, regionais, nacionais e internacionais com a comunidade escolar/educacional; do debate das políticas públicas, sobretudo às que dizem respeito à infância e adolescência; e do estudo e problematização dos textos da literatura corrente. Tomamos a roda de conversa transversal como uma abordagem privilegiada em nossas incursões, articulando, constantemente, os elementos potentes das resistências cotidianas com as reflexões conceituais. Com os anos de 2020 e 2021 e o desafio imposto pela pandemia do coronavírus, os encontros passaram ao formato remoto, por meio da plataforma google meet. Os debates afirmam seu compromisso com a reflexão sobre as práticas, a publicização dos estudos e a contribuição para as políticas públicas educativas, pensadas a partir do trabalho do pedagogo, como docente e articulador do processo pedagógico, dentro e fora da sala de aula e, ainda, em espaços educacionais não-escolares. Portanto, no âmbito da extensão universitária, uma atuação direta com interlocutores da comunidade escolar, constituindo teias de resistências significantes para os envolvidos no processo de produção pedagógica.
Objetivo
Estudar as políticas públicas educacionais, as formas de organização e gestão a partir da reforma de Estado dos anos 1990. Debater os processos de participação, deliberação, execução e avaliação da/na gestão democrática, dos/nos conselhos escolares e da/na elaboração dos projetos pedagógicos, bem como os desdobramentos nas relações comunicativas (processos de comunicação) na escola entre profissionais, estudantes e comunidade; Compreender e analisar os papéis dos diversos profissionais da educação (professor, pedagogo e/ou especialista, gestor e demais profissionais) na dinâmica escolar de uma gestão democrática; Evidenciar as dificuldades/facilidades no chão da escola para um trabalho escolar de qualidade social, a partir de leituras e interpretações das políticas educacionais.
Resumo
O compromisso é contribuir com a promoção e o fortalecimento de saberes práticas e sociabilidades que organizem o trabalho na escola em defesa da educação pública gratuita e laica que possam compor teias de resistências para superação do paradigma econômico de sociabilidade vigente da crise social e da educação que favorecem a emergência e potencializem experiências éticopolíticas de educação e de formação humana Esta proposta desdobrase em diferentes ações interligadas em torno da organização do trabalho educativo como atividades de formação continuada por meio do compartilhamento de experiências locais regionais nacionais e internacionais com a comunidade escolareducacional do debate das políticas públicas sobretudo às que dizem respeito à infância e adolescência e do estudo e problematização dos textos da literatura corrente Tomamos a roda de conversa transversal como uma abordagem privilegiada em nossas incursões articulando constantemente os elementos potentes das resistências cotidianas com as reflexões conceituais Com os anos de 2020 e 2021 e o desafio imposto pela pandemia do coronavírus os encontros passaram ao formato remoto por meio da plataforma google meet Os debates afirmam seu compromisso com a reflexão sobre as práticas a publicização dos estudos e a contribuição para as políticas públicas educativas pensadas a partir do trabalho do pedagogo como docente e articulador do processo pedagógico dentro e fora da sala de aula e ainda em espaços educacionais nãoescolares Portanto no âmbito da extensão universitária uma atuação direta com interlocutores da comunidade escolar constituindo teias de resistências significantes para os envolvidos no processo de produção pedagógica