ODU Cia de Arte e Cultura Negra da UFF
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Coordenador :
Kate Lane Costa de Paiva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401228.2258.247024.21022024
Departamento/Setor:
COLUNI
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Estudantes técnicos docentes e outras categorias interna ou externa a UFF a partir de 14 anos
Local de atuação:
COLUNI- UFF
Objetivo
- Colaborar com a formação profissional de artistas nas áreas de teatro, dança e música; - Contribuir para a efetivação das leis 10.639 e 11.645 por meio do estudo, da pesquisa e da produção artística acerca das culturas negras no Brasil, de origem afro-indígena e de caráter popular; - Compreender, reconhecer e valorizar as influências africanas e indígenas nos ritmos e danças da cultura popular brasileira na contemporaneidade; - Trabalhar o movimento corporal, o ritmo musical, o canto e a dança como ferramentas pedagógicas interdisciplinares para a podução do conhecimento e a vivência em sociedade; - Fomentar a compreensão da história da formação social brasileira a partir da influência das culturas negras no Brasil, como parte fundamental para uma educação antirracista.
Resumo
O presente projeto é parte ações do Grupo ODU de Pesquisa e Extensão em Educação Antirracista do COLUNIUFF e consiste em um espaço de estudo pesquisa criação e experimentação artística com foco nas culturas negras no Brasil visando a formação profissional em arte e educação Aliando teoria e prática pretendese dar maior visibilidade às culturas negras dentro e fora da UFF entendendoas como um campo complexo de conhecimento multicultural e interdisciplinar capaz de engendrar outras formas de relações sociais de ver o mundo Com isso o projeto busca ainda incentivar a formação profissional de artistas nas áreas de dança teatro de música e a formação de profissionais da educação aptos a trabalhar com as culturas afroindígenas em espaços educativos contribuindo assim para a efetivação das leis 10639 e 11645 e para o enfrentamento ao racismo religioso epistemológico e institucional