Coordenador : Mitchael Alfonso Plaza Martelo
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 325.1.2024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
ODS: NAO, SE, APLICA
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Incentivar e auxiliar por meio da OBMEP na melhoria do ensino de matemática na educação básica Detetar precocemente jovens com talento excepcional para área de exatas Apresentar os diversos materiais da OBMEP tais como provas da OBMEP Bancos de Questões e o Portal da Matemática Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos por meio de resolução e redação de soluções de problemas leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como sistematização generalização analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas Incentivar o aprimoramento matemático dos professores em especial dos professores dos alunos bolsistas Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades Dar formação para os professores para atuarem utilizando o material da OBMEP Dar suporte aos professores para atuarem com metodologia ativa Ampliar o público que tem contato com a OBMEP Promover a difusão da cultura matemática
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP surgiu para estimular o estudo da matemática revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo As provas são dirigidas a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das redes municipal estadual federal e particular A primeira edição desta olimpíada de matemática foi realizada em 2005 com a participação de 105 milhões de alunos de 31 mil escolas O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes De acordo com trabalho do expresidente do INEP Chico Soares escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil o equivalente a 15 ano de escolaridade extra A OBMEP é organizada pelo IMPA com financiamento público e com o apoio de várias universidades do país Na UFF a OBMEP conta com três coordenadores regionais do estado do Rio de Janeiro CR RJ01 RJ02 e SubRj02 Também conta com dois dos três coordenadores de gestão CG a nível nacional dos projetos PIC e OBMEP na Escola Também contamos com a parceria do coordenador CRRJ03 da UFRRJ Com este projeto além de contribuir na formação dos alunos pretendemos aproximar a UFF às escolas Em especial apresentar os diferentes cursos da área de exatas O projeto está dividido em três subprojetos Provas da Olimpíada e Premiações Coordenação PICFormação de professores levando a UFF nas escolas