Coordenador : Adriana Martins Correia
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 685.1.2024
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 240
Redes sociais: endereco:https://www.instagram.com/expandeuff?igsh=MTV1b3Y3NzU2ZzJtNw==
Objetivo
OBJETIVO GERAL O Curso de Extensão O que pode um corpo sobre danças e docências visa estabelecer um diálogo formativo com docentes da Educação Básica articulando questões sobre o corpo movimento e suas expressividades de modo a buscar uma construção de fazeres pedagógicos voltados para o trato com a dança no cotidiano escolar OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver espaços de leituras e problematizações a respeito das concepções pedagógicas tradicionais sobre dança corpo e movimento na Educação Discutir os possíveis sentidos para o trato com a dança na escola a partir de um olhar sobre a educação estética Apresentar aspectos estéticos e históricos das danças cênicas ocidentais e das danças populares considerando os seus atravessamentos étnicoraciais de gênero classe social e padrões corporais Explorar sentidos e possibilidades pedagógicas a partir das singularidades e intersecções das danças cênicas ocidentais e das danças populares
Resumo
O curso trata de questões a respeito do corpo e da dança na escola discutindo e tecendo as possíveis relações pedagógicas com danças cênicas balé modernas e contemporâneas e com as danças populares tradicionais e urbanas afrodiaspóricas Inicialmente explora os aspectos históricos e estabelece um debate a respeito das relações entre a dança o corpo na sociedade e seus diálogos com a escola Em um segundo momento busca promover uma exploração crítica das técnicas e propõe vivências artísticas de ressignificação destas linguagens Ao final a partir de uma ação dialógica com asos docentes cursistas busca desenvolver possibilidades pedagógicas para o trato com a dança na escola considerando os saberes tecidos durante o curso Ao propormos esta colagem das danças consideradas eruditas e danças populares consideramos que todas as formas de saber e arte fazem parte de um capital cultural que pertence à humanidade e portanto a escola deve ser um dos caminhos para acessálo De um lado temos danças consideradas elitistas por conta de seu percurso histórico e que chegam para nós como mais uma das formas de dominação cultural colonialista Porém se é verdade serem estas danças uma manifestação do eurocentrismo branco também é igualmente verdadeiro o direito de todos e todas conhecêlas apreciálas experienciálas e analisálas criticamente Por outro lado temos as chamadas danças populares que ora ocupam um lugar de adereço em datas eventuais sob uma visão folclorista ora encontram barreiras para se aproximar da escola quando se configuram a partir de reatualizações das culturas jovens e periféricas Diante desta e de outras questões que se destinam a problematizar sobre o corpo e suas performances nos processos escolares estruturamos este curso de modo a convidar docentes em formação inicial e continuada não só a refletir mas também a experimentar danças e criar formas e sentidos para a sua abordagem pedagógica O públicoalvo do curso é composto por docentes da Educação Básica prioritariamente lotadasos nas redes públicas do estado do Rio de Janeiro bem como para estudantes de cursos de licenciatura