Narrativas decoloniais literatura e direitos humanos
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Coordenador :
Letícia Virgínia Leidens
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
772.1.2024
Departamento/Setor:
MDI
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,IGUALDADE ETNICO RACIAL
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: 15,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:@projetonarrativasdh
Objetivo
O Projeto Narrativas decoloniais Literatura e Direitos Humanos possui os seguintes objetivos a desenvolver atividades nas escolas públicas municipais de Macaé que permitam capacitar engajar aperfeiçoar a reflexão e postura crítica das crianças e adolescentes no que toca à percepção e ações direcionadas às violações de direitos humanos e violências sociais b estruturar um material dialógico interdisciplinar e participativo para promoção da cultura dos direitos humanos a partir do uso de obras literárias brasileiras selecionadas c estimular a simplificação da linguagem jurídica e do tema direitos humanos d diminuir as barreiras que separam a sociedade e a universidade através de metodologias ativas articulando ensino pesquisa e extensão e promover a interdisciplinaridade e interprofissionalidade com a interface da área de letras a partir do uso da literatura brasileira linguagem e comunicação com o direito f contribuir para a formação acadêmica dos das estudantes participantes do projeto g incentivar em âmbito escolar e local a promoção de atividades contínuas que promovam educação em direitos humanos
Resumo
O projeto Narrativas decoloniais Literatura e Direitos Humanos buscará difundir o conteúdo de obras literárias brasileiras contemporâneas escritas por mulheres e que abordem como narrativa violações de direitos humanos a partir das experiências sóciohistóricas locais A proposta envolve atividades de reflexão e interação de modo aberto entre literatura brasileira e direitos humanos através da promoção de rodas de leituras interativas batepapos e oficinas nas escolas públicas voltadas para o público juvenil O projeto está inserido na linha de pesquisa educação em direitos humanos mediado pelo uso de obras literárias brasileiras a fim de estimular percepções sobre a realidade brasileira e impactos sociais Nesse sentido buscase aproximar o imaginário social brasileiro e o quotidiano local ressaltando as violações de direitos e a tentativa de afastar a perspectiva universal colonial e eurocêntrica de pensar os direitos humanos