Coordenador : Mauro Silva Florentino
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 434.1.2024
Departamento/Setor: MCT
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Prestação de Serviços
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: null,publicoAlvo
Objetivo
Sendo os principais intervenientes os professores os alunos e os projetos pedagógicos atualmente utilizados nas universidades e institutos federais como os principais meios de apoio ao processo de ensino aprendizagem este programa espera proporcionar a discussão de um modelo político pedagógico com apoio das Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação TDICs permitindo a manutenção dos alunos com NEE através destas mais diversas plataformas digitais de aprendizado até seus anos finais Especificamente este projeto de pesquisa propõe fazer uma reflexão para a discussão de uma proposta político pedagógica que permita a admissão e manutenção dos alunos com NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS com ações de inclusão socioeducacional no ensino superior através da tecnologia através de seminários oficinas e projetos de extensão Serão criadas ações como seminários oficinas e projetos de extensão que visem tratar se as ferramentas de aprendizado as quais os alunos com necessidades educativas especiais necessitam para o desenvolvimento de seu aprendizado estão sendo disponibilizadas e utilizadas Sopesar se os meios e métodos de abordagens dos docentes na realização de atividades promovam a inclusão destes novos atores na Universidade Federal Fluminense em seu campus de Macaé no interior do Estado do Rio de Janeiro Brasil Discutir um novo modelo educacional com políticas públicas e institucionais que contemplem a inclusão e integração total destes alunos com NE principalmente no ensino superior no âmbito federal e discutir a propositura da qualificação profissional do corpo docente e administrativo através da educação continuada através de cursos oferecidos para este programa com foco na educação especial especialmente do ensino superior para que de forma eficaz possa cumprir com seu objetivo social
Resumo
A educação é um direito de todos há de se refletir sobre como está sendo oferecida para àqueles com necessidades educativas especiais Todos buscam seu lugar na sociedade logo fazse necessário refletir o quanto as instituições têm promovido a título de investimentos para atender a este público O ponto central desta discussão será fazer uma reflexão e discutir novas práticas pedagógicas de ensino aprendizagem no ensino superior das pessoas com NEE com a discussão para a proposição de propostas pedagógicas na educação utilizandose das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação TDIC que relacionem os intervenientes definindo arcabouços que respondam aos objetivos e as perspectivas educacionais utilizandose do paradigma construtivista Ao ser defendida estratégias de ensino e aprendizagem centradas no discente objetivando o aprofundamento de propostas que possam enquadrar as inovações tecnológicas aos modelos pedagógicos será discutida também propostas de qualificação profissional do corpo docente e administrativo para que possam cumprir com seu objetivo social Proporcionar seminários e fóruns de discussão para a construção de ações e políticas de inclusão socioeducativas permitindo a admissão e manutenção destas pessoas com NEE no ensino até seus anos finais permitindo que os meios existentes e os intervenientes com uma participação mais eficaz das TDICs trazendo para a sociedade talentos escondidos proporcionando uma sociedade mais justa e igualitária