Coordenador : Abigail Silva Duarte Folha
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 419.1.2024
Departamento/Setor: GGM
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,CRESCIMENTO ECONOMICO
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 400,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:abigailfolha@id.uff.br
Objetivo
Geral Temos dois focos O primeiro é proporcionar exposições interativas do Museu de Educação Matemática do LEG O segundo é apoiar as disciplinas Educação Matemática Geometria e Laboratório de Educação Matemática do Curso de Graduação em Matemática Licenciatura que terão carga horária extensionista a partir do 1o semestre de 2023 Específicos Realizar ao menos os seguintes eventos 1 Participar das Semanas da Matemática realizadas pelo IMEUFF 2 Visita a ao menos 3 escolas da rede básica de ensino a cada ano Nestas visitas faremos exposição do nosso acervo interativo daremos palestras e aplicaremos atividades de forma direcionada 3 Colaborar com os docentes das disciplinas com carga horária extensionistas do departamento de Geometria
Resumo
O Laboratório de Ensino de Geometria LEG tem como um dos pilares a criação de recursos didáticos manipulativos e métodos adequados ao desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos da educação básica licenciandos e docentes em formação continuada O acesso da comunidade aos artefatos do LEG se dá através do Museu de Educação Matemática do LEG O Museu faz exposições e visitas a escolas democratizando o aprendizado da matemática Nesta ação temos por objetivo realizar visitas a escolas da rede básica de ensino possibilitando o emprego dos materiais criados no LEG Esses materiais passam por estudos antes de serem expostos pelo Museu Cada exposição realizada nos permite colher dados a fim de aprimorar os artefatos e as atividades a eles vinculadas Esperamos que os dados colhidos possam fornecer novas ferramentas para o ensino de matemática na rede básica Por um lado o aprendizado que colhemos através de pesquisas realizadas para a confecção de materiais e atividades expostas pelo Museu proporciona uma oportunidade diferenciada de aprendizado aos alunos da rede básica Por outro lado esse contato com a rede básica de ensino é fundamental para a validação dos artefatos construídos e o pleno conhecimento de sua empregabilidade Esta dialógica é necessária para a formação consciente de nossos licenciandos