Coordenador : Humberto Marotta Ribeiro
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 912.1.2024
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Meio Ambiente
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,CONSUMO, RESPONSAVEL,VIDA, TERRESTRE,ENERGIA, LIMPA,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,VIDA, AQUATICA,MUDANCA, CLIMATICA,SAUDE, BEM, ESTAR,SANEAMENTO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
OBJETIVOS Objetivo Geral Contribuir à emancipação social em ação extensionista de metodologia ativa para construção coletiva EscolaUniversidade e DiscenteDocente a partir de experimentos didáticoparticipativos de baixo custo sobre poluição hídrica e justiça ambiental visando aproximar a fronteira do conhecimento das Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS no ensino básico de periferia Objetivos Específicos Desenvolver experimentos didáticoparticipativos de baixo custo em foco na poluição hídrica viabilizando a interação de estudantes do ensino básico em escolas de periferia Promover discussões críticas junto à comunidade escolar sobre injustiça ambiental frente às implicações das Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS abrangendo temas em construção coletiva tanto pela participação de estudantes da UFF em carga horária extensionista nas disciplinas de graduação quanto pela comunidade escolar em área de vulnerabilidade social Vincular a CH de extensão prevista em disciplinas ambientais que são ministradas ao curso de graduação em Geografia à atividade de experimentos didáticoparticipativos de baixo custo realizadas com o públicoalvo da Casa da DescobertaMuseu de Ciências da UFF Realizar a divulgação das ações nas redes sociais Avaliar as ações extensionistas em tela a partir de questionários anônimos
Resumo
Escolas de periferia são reconhecidas pelo paradoxo de concentrar desafios sociais e irradiar soluções frente à premente CRISE AMBIENTAL GLOBAL causadora de sérios prejuízos às COMUNIDADES LOCAIS A injustiça ambiental envolve a distribuição de maiores riscos ambientais aos sujeitos sociais mais vulneráveis tornando essencial integrar as MUDANÇAS GLOBAIS às REALIDADES LOCAIS marcadas pela insegurança hídrica alimentar e climática das populações mais pobres Nesse contexto o presente projeto de extensão propõe a integração entre Universidade e Escola na construção coletiva de experimentos didáticoparticipativos de baixo custo sobre poluição hídrica e justiça ambiental A iniciativa visa aproximar o conhecimento científico das populações em situação de vulnerabilidade social permitindo a análise crítica da relação entre Mudanças Globais e Realidades Locais Com base em metodologias ativas a proposta envolve estudantes da UFF e da educação básica em atividades práticas e reflexivas promovendo o ensino crítico e a apropriação dos conceitos ambientais A injustiça ambiental será debatida em escolas públicas da periferia e na Casa da DescobertaMuseu de Ciências da UFF por meio de experimentos que evidenciem os impactos da degradação hídrica e seus reflexos socioeconômicos As ações incluem a realização de oficinas a elaboração de materiais de Divulgação Científica e a disseminação dos conteúdos em redes sociais ampliando o alcance do projeto Esperase assim fortalecer o protagonismo social dos estudantes estimulando a consciência ambiental e a democratização do conhecimento acadêmico A curricularização da extensão na Universidade também é incorporada contribuindo para a formação cidadã dos discentes Ao conectar saberes científicos e cotidianos a proposta fomenta uma Educação Ambiental Transformadora que incentiva a autonomia intelectual e o engajamento social em busca da justiça ambiental