Coordenador : Magda Kimico Kaibara Dutra
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1094.1.2024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:https://dalicenca.uff.br/projetos/modelagem-matematica/
Objetivo
Objetivo geral Propiciar um espaço de estudo e reflexão sobre o potencial da Modelagem Matemática e de sequências didáticas como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática a partir da produção de atividades Objetivos específicos Produzir atividades de modelagem materiais didáticos para o ensino básico Divulgar as atividades produzidas em área dedicada ao projeto no website do Programa Dá Licença com foco para licenciandos e professores do ensino básico bem como para interessados Aplicar as atividades desenvolvidas em uma escola do ensino básico Detalhar as atividades produzidas organizando cada atividade passoapasso Avaliar com a equipe ao final do projeto os resultados alcançados
Resumo
O objetivo deste projeto é a elaboração de atividades didáticas voltadas para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica usando a estratégia de ensino Modelagem Matemática uma das tendências em Educação Matemática Pretendese construir atividades de modelagem levandose em consideração a integração de recursos como por exemplo a tecnologia com a modelagem em ambientes de aprendizagem e quando possível elaborálas de modo que as mesmas propiciem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como promovido pela BNCC e pelos PCNs A fim de atingir as metas traçadas pretendese promover reuniões com o grupo formado de professores e licenciandos que fazem parte deste projeto para realização de estudos e pesquisas em torno dos temas citados Como resultado desta ação pretendese divulgar estas atividades pela publicação das mesmas no website do Programa Dá Licença programa este regularmente visitado por profissionais da educação básica e aplicar as atividades didáticas desenvolvidas numa escola do ensino básico Aventase como possíveis desdobramentos o incentivo à orientação e à produção de Trabalhos de Conclusão dos licenciandos em matemática bem como a produção de artigos em periódicos especializados e a capacitação de professores da educação básica na utilização dos temas acima