Coordenador : Rita de Cássia Martins Montezuma
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 204.1.2024
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Meio Ambiente
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,ERRADICACAO, DA, POBREZA,FOME, ZERO,EDUCACAO, QUALIDADE,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,MUDANCA, CLIMATICA,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Ressaltar a importância dos espaços domésticos extradomiciliares presentes em territórios quilombolas e comunidades do entorno de forma a dar visibilidade como áreas produtivas que atuam na escala do corpo da família comunidade e da cidade Identificar as funções socioambientais desempenhadas por unidades produtivas familiares ou coletivas existentes na forma dos quintais áreas comuns ou verdes presentes em área de expansão urbana Destacar os quintais como espaço de produção do bem estar físico e mental buscando resgatar práticas e valores desenvolvidos no âmbito da sociabilidade em um contexto de amplas transformações urbanas Desenvolver práticas pedagógicas alinhadas à investigação da produção de saberes e das relações cotidianas dos lugares de vivência dos estudantes do Colégio Estadual Aurelino Leal como os espaços internos do colégio seu entorno e suas moradias Produzir um acervo em audiovisual com os registros dos principais eventos simbólicos das comunidades de forma a implementar recursos de difusão da memória cultura e práticas de sociabilidade da população tradicional possibilitando sua preservação no âmbito da comunidade bem como a ampliação do conhecimento e valores na vizinhança e na cidade multiescalaridade
Resumo
O projeto de extensão Meu quintal é maior do que o mundo visa reencontrar nos quintais as práticas e usos do território associados à produção agrícola e às territorialidades de comunidades rurais com fortes vínculos com a natureza e com o bem comum Em destaque teremos os quintais do Quilombo CafundáAstrogilda e Quilombo do Grotão além de espaços ressignificados nas periferias dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro A vida cotidiana das comunidades rurais tem sido fortemente atravessada por mecanismos de dominação dentre os quais a especulação imobiliária O desafio deste projeto de extensão junto aos bolsistas do ensino médio e às comunidades quilombolas e de periferias consiste em conhecer os quintais por meio da geograficização das práticas cotidianas Como premissa consideramos que ao cuidar da terra de cultivo mais próxima os quintais e das crianças atributos essencialmente femininos uma identidade se movimenta e formas de aprender a cultura com temporalidade e oralidade longas serecriam Na recriação da cultura os territórios quilombolas se fortalecem como também são potencializados os territórios periféricos ap ter valorizadas as suas práticas cotidianas Assim sendo este projeto entrelaça conhecimentos da ordem da vida cotidiana vivenciados nos quilombos e favelas trabalho de pesquisa junto aos estudantes do ensino médio de escolas parceiras e saberes advindos dos campos da geografia e da educação popular a fim de promover um diálogo de saberes por meio da dialogicidade tal como proposto por Boaventura 2007 e Freire 1977