Coordenador : Adriana da Cunha Faria Melibeu
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 468.1.2024
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,IGUALDADE, GENERO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Nosso objetivo geral é sensibilizar e divulgar a importância de diminuir as forças invisíveis que dificultam meninas e mulheres a alcançarem seus objetivos e seguirem seus desejos Alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável 4 educação inclusiva e equitativa 5 igualdade de gênero e 10 redução das desigualdades Objetivos Específicos Produção de material de cunho audiovisual entrevistas com meninas e mulheres pertencentes às diversas áreas das ciências e de diferentes regiões do país Divulgar as entrevistas no nosso canal na plataforma Youtube Realizar pesquisas bibliográficas e produzir materiais de divulgação científica sobre mulheres cientistas que fizeram e fazem a diferença no mundo das ciências suas contribuições e seus obstáculos trazendo questionamentos necessários sobre o papel da mulher na sociedade Manter as plataformas digitais utilizadas youtube instagram e TikTok ativas com publicações semanais Assim como a nossa página institucional httpmeninasnascienciasuffbr Realizar reuniões de grupo com todos os membros da equipe a fim de discutirmos a temática de mulheres nas ciências e produzir materiais de divulgação como artigos científicos revistas de distribuição gratuita em escolas e passatempos para crianças a fim de atuar na tríade ensinopesquisa extensão com ênfase no empoderamento feminino Produção de conteúdo textual para revistas eventos e visitas às escolas
Resumo
O Projeto Meninas nas Ciências da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fiocruz Bahia desenvolve diversas iniciativas para aproximar meninas do meio acadêmico e científico Por meio de ações práticas e reflexões teóricas o projeto busca despertar o interesse pelas ciências e conscientizar sobre a importância de combater estereótipos de gênero Valorizar e compartilhar histórias de vida de cientistas é essencial para construir uma ciência mais inclusiva e diversa que represente a multiplicidade da sociedade A divulgação científica desempenha um papel crucial ao dar visibilidade a trajetórias inspiradoras de meninas e mulheres ao redor do mundo Nossas ações são divididas em três seções entrevistas pesquisa bibliográfica sobre mulheres que quebraram paradigmas em suas áreas de atuação e séries documentais Todos esses conteúdos são divulgados em nossas mídias sociais As entrevistas são realizadas com mulheres de várias regiões do país que estejam inseridas em diferentes ramos das ciências As séries documentais Mulheres Negras nas Ciências Mulheres LGBTQIAPN nas Ciências e Mulheres Indígenas nas Ciências trazem visibilidade em pautas sociais como racismo machismo e LGBTQIAPNfobia A desigualdade de gênero tornase ainda mais profunda quando interseccionada com questões raciais Oliveira e Roque 2024 Dados do INEP mostram que somente 3 do corpo docente com doutorado é composto por mulheres negras Essa baixa representatividade impacta diretamente a vivência acadêmica de estudantes pertencentes a grupos historicamente marginalizados no ensino superior Além disso um levantamento recente da Rede Parents in Science destacou a ausência de pesquisadoras negras e indígenas entre as contempladas com a bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq no nível mais alto Staniscuaski et al 2023 Visibilidade representatividade trajetória Por meio delas o projeto busca promover a representação conscientizar e reduzir as barreiras que impedem meninas e mulheres de alcançarem seus sonhos em qualquer área que escolham