Matemática além do básico preparando jovens talentos para as olimpíadas
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Coordenador :
Patrícia Yukari Sato Rampazo
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1652.1.2025
Departamento/Setor:
PEB
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 30
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Utilizar as Olimpíadas Brasileiras de Matemática OBM e OBMEP como instrumento para despertar o interesse do aluno participante pela matemática fortalecendo sua aprendizagem incentivando sua participação em olimpíadas e oferecendo suporte à escola parceira com uma perspectiva diferenciada de ensino e aprendizagem Objetivos Específicos Desenvolver atividades semanais que estimulem o raciocínio lógico o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio de questões da OBMEP e da OBM Oferecer ao aluno participante conteúdos de matemática que vão além do currículo básico como geometria avançada combinatória e teoria dos números Incentivar a participação do aluno da escola parceira nas olimpíadas de matemática valorizando sua dedicação e potencial Proporcionar à escola parceira um suporte pedagógico inovador apresentando novas formas de ensinar e aprender matemática Promover a aproximação entre a universidade e a escola parceira fortalecendo vínculos e ampliando o impacto social do curso de Matemática do INFES Divulgar o curso de Matemática do INFES junto à comunidade escolar e regional apresentandoo como espaço de formação acadêmica e científica Organizar eventos oficinas e atividades de divulgação que estimulem a cultura matemática e ampliem a valorização da disciplina
Resumo
O projeto de extensão Matemática além do básico preparando jovens talentos para as olimpíadas busca utilizar as Olimpíadas Brasileiras de Matemática OBM e OBMEP como instrumento de motivação e aproximação dos estudantes com a disciplina promovendo o interesse pela matemática e a valorização de seu estudo Mais do que preparar o aluno participante da escola parceira da região do INFES para a resolução das provas a proposta pretende despertar talentos divulgar o curso de Matemática da universidade e oferecer suporte pedagógico à escola parceira Com base nas teorias de Piaget 1952 e Ausubel 1963 o projeto promove uma abordagem que valoriza os conhecimentos prévios do aluno participante incentivando a aprendizagem significativa e a resolução criativa de problemas Por meio das questões da OBMEP apresentase uma forma diferenciada de ensinar e aprender matemática que estimula o raciocínio lógico o pensamento crítico e a autonomia As ações incluem encontros semanais com oficinas simulados palestras e análise de provas anteriores conduzidos por estudantes de graduação em Matemática do INFES que atuam como monitores Esses momentos criam um espaço de aprofundamento em conteúdos que vão além do currículo básico como geometria avançada combinatória e teoria dos números ao mesmo tempo em que fortalecem a confiança e o engajamento do aluno Entre os resultados esperados estão o fortalecimento do interesse do estudante pela matemática o incentivo à sua participação na OBMEP a descoberta de novos talentos e a aproximação da universidade com a escola parceira criando um ambiente de troca de experiências que contribui para renovar a motivação e a forma de se ensinar e aprender matemática