Coordenador : Rosimere Mendes Cabral
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 665.1.2024
Departamento/Setor: GCI
Área Temática : Cultura
ODS: NAO SE APLICA
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:https://www.instagram.com/encontosuff/
Objetivo
Objetivo Geral Consolidar a biblioterapia na comunidade acadêmica da UFF Objetivos Específicos 1 Desenvolver pesquisa básica e aplicada ensino e extensão objetivando contribuir para a construção de pesquisas que envolvam a utilização da leitura como atividade biblioterapêutica tendo em vista os conceitos os objetivos o fundamento filosófico e o método biblioterapêutico 2 Promover o crescimento pessoal ajudar a saúde mental dos as participantes e a melhora na autoestima 3 Observar os desdobramentos das atividades de leitura e comunicação constituídas cotidianamente com os componentes 4 Atingir os seis componentes responsáveis pelo êxito da biblioterapia prescritos por Caldin 2001 catarse humor identificação introjeção projeção e a introspeção 5 Ampliar cada vez mais o número de pessoas alcançadas pelo projeto
Resumo
O presente projeto pretende dar continuidade às sessões de Biblioterapia elaboradas pela professora doutora Rosimere Mendes Cabral Essa atividade surgiu durante a pandemia do Covid 19 momento no qual as aulas eram virtuais e consequentemente não ocorria qualquer tipo de interação física e após esse momento caótico os alunos demonstraram interesse de que o mesmo continuasse Nas sessões através das leituras e seu efeito terapêutico ocorria de certo modo uma forma de encarar os efeitos psicológicos causados por esse longo período de afastamento social Com esses encontros nosso objetivo era oferecer aos alunos um sentimento de acolhimento e leveza por alguns instantes As sessões de biblioterapia aconteciam virtualmente A importância desse projeto está atrelada a necessidade dos discentes possuírem um local de escuta e acolhimento no qual possam expressar seus medos e anseios sem a possibilidade de julgamentos e retaliações É de fato um momento no qual o livro tornase o terapeuta e como tal consegue abordar temas profundos de forma leve Através desse projeto foi possível apresentar essa área de atuação para os alunos não deixando de ser um momento de autocuidado e cura A frequência dos discentes e o retorno das sessões sempre foram muito positivas A biblioterapia é uma atividade interdisciplinar já que recebe contribuições de diversas áreas como Biblioteconomia Educação Medicina Psicologia dentre outros Por um longo período as sessões mesmo com o retorno das aulas presenciais se mantiveram de forma remota e hoje oferecemos nos dois formatos presencial e online Assim nosso público pode organizar sua rotina de estudo estágio e trabalho sem prejudicar sua presença nas sessões No decorrer desses anos de projeto observamos o quanto a mediação contação de histórias e posterior diálogo silêncio e interação com os demais participantes permitiu o crescimento pessoal melhora da autoestima resiliência e o aprendizado sobre as nossas reações ao que acontece nas nossas vidas e experiências Desde 2021 nos tornamos um projeto de extensão com o objetivo de exercer novas atividades para além das sessões