Livros e Conversas a biblioterapia como rede de apoio para discentes 2024
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Coordenador :
Rosimere Mendes Cabral
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
399932.2247.84976.21022024
Departamento/Setor:
GCI
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos da graduação de Biblioteconomia e Arquivologia
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivo Geral: Consolidar a biblioterapia na comunidade acadêmica da UFF. Objetivos Específicos: 1. Desenvolver pesquisa básica e aplicada, ensino e extensão, objetivando contribuir para a construção de pesquisas que envolvam a utilização da leitura como atividade biblioterapêutica, tendo em vista os conceitos, os objetivos, o fundamento filosófico e o método biblioterapêutico. 2. Promover o crescimento pessoal, ajuda a saúde mental dos (as) participantes e a melhora na autoestima. 3. Observar os desdobramentos das atividades de leitura e comunicação constituídas cotidianamente com os componentes. 4. Atingir os seis componentes responsáveis pelo êxito da biblioterapia, prescritos por Caldin (2001): catarse, humor, identificação, introjeção, projeção e a introspeção. 5. Ampliar cada vez mais o número de pessoas alcançadas pelo projeto.
Resumo
O projeto começou em um período pandêmico em que os discentes precisaram enfrentar todo o cenário de crise e luto propiciados pela pandemia de COVID19 Mesmo assim eles deram seguimento às suas aulas e pesquisas de uma forma totalmente nova a remota Enquanto docentes logo reconhecemos os efeitos psicológicos da pandemia e propomos a leitura como uma atividade terapêutica Nossa intenção era proporcionar aos discentes uma sensação de acolhimento e uma possibilidade de alívio momentâneo das tensões da realidade Nesse sentido passamos a desenvolver sessões virtuais de biblioterapia no âmbito das duas disciplinas que ministramos na graduação A frequência dos alunos e o feedback foram muito positivos Embasamos nossas ações na biblioterapia campo de estudos interdisciplinar que recebe contribuições de áreas como Biblioteconomia Educação Medicina Psicologia entre outros Com a volta do ensino presencial continuamos com a atividade de forma remota para continuar zelando pela saúde mental dos discentes Com o tempo observamos que essas sessões de contação de histórias e diálogo contribuíram para a promoção do crescimento pessoal melhora da autoestima da resiliência do medo do humor e redução do estresse Optamos por seguir nos meios digitais por entender que é o formato mais adequado à dinamicidade da rotina dos alunos É também o mais abrangente pois por dispensar a presença no local não limita o número de discentes à capacidade de um espaço físico Desde 2021 nos tornamos um projeto de extensão com o objetivo de exercer novas atividades para além das sessões