Ler o Mundo contribuições para a mediação no espaço da leitura 20242025
Coordenador :
ANA ISABEL GUIMARAES BORGES
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
522.1.2024
Departamento/Setor:
GLE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: 20,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:@leromundouff
Objetivo
O objetivo central do projeto é fazer da extensão o início do processo de profissionalização do estudante despertando neles as questões que mais adiante vão enfrentar em sua formação e prática gerando leitores críticos e capazes de formar eles mesmos leitores também críticos Um segundo objetivo é integrar em um mesmo projeto diferentes espaços de pesquisa e ensinoaprendizado em universidades do Estado do Rio de Janeiro com o fim de construir nos alunos uma visão menos fragmentada de seus estudos e práticas No caso da UFRJ as duas primeiras edições de quotLer o Mundoquot integraramse ao projeto do CLACUFRJ Cursos de Línguas aberto à ComunidadeUFRJ e hoje continua integrado à mesma instituição através do compartilhamento de experiências e ações com a profa Dra Eline Rezende da Faculdade de Letras dessa instituição no caso da graduação da UFF a extensão integrase a ela através da disciplina GLE00613 Estratégias de Leitura e Redação I classificada em 2024 como optativa de ênfase na qual exercitamse várias das estratégias leitoras usadas na produção do material da extensão e de onde saíram duas das quatro extensionistas do projeto nesta edição atual 20242025 O terceiro objetivo é fomentar a relação entre o Instituto de Letras e sua comunidade através de uma ação que tenha como interlocutores pessoas que busquem experiências leitoras em língua materna e com uma língua estrangeira além dos demais produtos oferecidos pela Instituição como biblioteca eventos mostras e feiras etc E ainda buscar interlocução com pessoas que se encontrem fora do ambiente universitário como escolas bibliotecas ONGs vestibulares comunitários objetivando aproximálas ao levar a Universidade até elas Finalmente é também nosso objetivo produzir e aplicar materiais didáticos específicos de leitura abarcando os mais variados gêneros para falantes de português brasileiro e direcionados exclusivamente ao público que os utilizará
Resumo
Este projeto se propõe a formar mediadores de leitura críticos e proficientes que ajam multiplicando essa prática leitora nas comunidades em que atuem ajudando assim a criar cidadãos conscientes solidários e ativos Entendemos com Vigotsky que os seres humanos se desenvolvem intelectualmente e aprendem consoante às suas interações sociais e condições de vida Partimos de uma perspectiva textualdiscursiva no viés sóciointerativo que considera a língua um sistema de práticas com o qual os falantesouvintes escritoresleitores agem e expressam suas intenções com ações adequadas aos objetivos em cada circunstância e que toma o texto como a unidade máxima de funcionamento da língua MARCUSCHI 2008 Isso implica que o texto oral e escrito tornase o centro do processo de interação Essa perspectiva nos leva a uma ótica interacional no ensinoaprendizagem em que se privilegiam o gênero BAKHTIN 1998 e sua tipologia Somado a isso tomamos como diretriz a noção de interculturalidade RODRIGO 2001 a partir da qual o ensinoaprendizagem de uma língua estrangeira se posiciona na esfera que privilegia o encontro e a comunicação intercultural auxiliando na compreensão do mundo e de si mesmo no equilíbrio das relações de poder e no fomento da consciência social Nos valemos também do conceito de multiletramentos de ROJO 2012 e incluímos gêneros ligados diretamente à cultura dita de periferia eou popular recuperando com isso GARCÍA CANCLINI 1998 que caracteriza a produção cultural urbana contemporânea a partir da desterritorialização e do descolecionamento Isso leva a uma apropriação da cultura totalmente diferente daquela realizada através dos usos estabelecidos e ofertados tradicionalmente Ler o mundo é uma estratégia que ampara elaborações e reelaborações do estarnomundo