Coordenador : Felipe Guimaraes Tavares
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410044.2247.263305.20122024
Departamento/Setor: CMS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Considerando a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva LASC como um projeto de extensão na UFF o públicoalvo seria composto por estudantes de graduação da própria universidade bem como membros da comunidade externa que tenham interesse na temática da saúde coletiva A extensão universitária tem como objetivo levar os conhecimentos acadêmicos e científicos para além dos muros da universidade contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da sociedade como um todo Dessa forma a LASC como projeto de extensão poderia englobar estudantes de diferentes cursos como Medicina Enfermagem Nutrição Psicologia Odontologia Fisioterapia Ciências Sociais Ciências Políticas Economia Comunicação entre outros Além disso a liga também poderia acolher profissionais da saúde gestores públicos membros de organizações não governamentais e demais interessados na saúde coletiva A inclusão de membros da comunidade externa é fundamental para fortalecer a interação e a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Essa integração permite que o conhecimento produzido na academia seja aplicado e compartilhado de forma relevante e impactante contribuindo para a promoção da saúde e o bemestar coletivo Portanto como projeto de extensão a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva na UFF teria como públicoalvo estudantes de graduação da universidade e membros da comunidade externa interessados na área da saúde coletiva buscando promover a integração entre academia e sociedade bem como o desenvolvimento de ações que beneficiem a população em geral
Local de atuação: As ligas acadêmicas surgiram no século XX como uma estratégia extracurricular e, desde então, possuem o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas ao longo das disciplinas acadêmicas ofertadas nos cursos de graduação. Desta forma, compreende-se que liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação do aluno. Para tanto, promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento. E como nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em classe, investir em atividades extracurriculares e complementares é visto como um grande diferencial na vida acadêmica. As ligas são entidades criadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interessem no tema abordado. A partir da iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem da UFF, surge a proposta da criação da Liga de Saúde Coletiva (LASC) com os seguintes objetivos: realizar ações de estudos e práticas específicos na área da Saúde Coletiva, supervisionadas orientador e implementar ações de extensão relacionadas ao tema da Saúde Coletiva junto à comunidade externa a UFF. A atuação da LASC não deve se restringir a atividades como aulas, atendimentos ou iniciação científica intramuros. Pretende-se propiciar atividades em que coloque o acadêmico em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes e desenvolver atividades de prevenção de e promoção da saúde. Isto deve favorecer a ampliação da visão dos problemas de saúde, habitualmente centrada nos aspectos biológicos, e a formação de profissionais de saúde generalistas. L
Objetivo
• Realizar estudos específicos na área da Saúde Coletiva; • Práticas de estudo dos membros, supervisionada pelo docente orientador. • Implementar ações de extensão relacionadas ao tema da Saúde Coletiva junto à comunidade externa a UFF, sobretudo na APS. • Congregar acadêmicos dos Cursos de graduação na área da saúde no desenvolvimento técnico-científico na área da Saúde Coletiva, visando despertar motivação e interesse no conteúdo da mesma; • Contribuir na formação acadêmica, a partir do desenvolvimento do ensino, pesquisa e atividades de extensão à comunidade • Realizar seminários e eventos acadêmicos ministrados periodicamente pelos membros da liga e, ou convidados, sempre sob supervisão do docente coordenador; • Participar de discussões de casos promovidas pela coordenação da liga; • Buscar aproximação entre os corpos discentes, docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense; • Manter intercâmbio científico e associativo com outras Ligas e/ou instituições; • Divulgar outros eventos acadêmicos, cursos e congressos na área da Saúde Coletiva na finalidade de maior aproximação e aprofundamento dos membros para com a área.
Resumo
As ligas acadêmicas surgiram no século XX como uma estratégia extracurricular e desde então possuem o objetivo de promover um aprofundamento teóricoprático das atividades aprendidas ao longo das disciplinas acadêmicas ofertadas nos cursos de graduação Desta forma compreendese que liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos que busca complementar a formação do aluno Para tanto promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico agregando valor ao seu conhecimento E como nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em classe investir em atividades extracurriculares e complementares é visto como um grande diferencial na vida acadêmica As ligas são entidades criadas por acadêmicos professores e profissionais que apresentam interessem no tema abordado A partir da iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem da UFF surge a proposta da criação da Liga de Saúde Coletiva LASC com os seguintes objetivos realizar ações de estudos e práticas específicos na área da Saúde Coletiva supervisionadas orientador e implementar ações de extensão relacionadas ao tema da Saúde Coletiva junto à comunidade externa a UFF A atuação da LASC não deve se restringir a atividades como aulas atendimentos ou iniciação científica intramuros Pretendese propiciar atividades em que coloque o acadêmico em contato direto com a população para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes e desenvolver atividades de prevenção de e promoção da saúde Isto deve favorecer a ampliação da visão dos problemas de saúde habitualmente centrada nos aspectos biológicos e a formação de profissionais de saúde generalistas L