LENDO COM VOCÊ CONCEIÇÃO EVARISTO
Enviar um e-mail
Coordenador :
Márcia Maria e Silva
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1053.1.2024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,IGUALDADE ETNICO RACIAL
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais:
endereco:https://www.instagram.com/literaturasseuff?igsh=MTA5dXFjZnR6YTRncQ==endereco:literaturaformacao.sse@id.uff.b
Objetivo
Objetivo O Projeto Lendo com Você objetiva contribuir para a formação do leitor literário através de rodas de leitura coletiva e integral de textos A leitura se dará com e para o leitor convidandoos a conhecer e dialogar abertamente sobre o lido tanto do ponto de vista do contexto da história lida da produção do texto quanto do contexto históricocultural do leitor
Resumo
O projeto Lendo com Você consiste em encontros de leitura literária em voz alta em grupo de adultos jovens ou crianças roda de leitura literária foi criado em 2016 e realizado pela primeira vez na biblioteca pública Anísio Teixeira para estudantes do Colégio Joaquim Távora Nos últimos dois anos vem sendo realizado no contexto de formação de professores da Universidade Federal Fluminense em encontros de leitura literária em voz alta na roda Oferece a oportunidade de compartilhamento de diferentes textos literários através da leitura coletiva no grupo A proposta está fundamentada no reconhecimento de que ocorre em muitos espaços formativos uma prevalência para o incentivo à leitura da oferta de livros ou da recomendação de lista de títulos classificados como recomendáveis Há espaços formativos onde não é habitual a leitura integral de obras literárias com jovens e adultos e também com crianças maiores O tempo nesses espaços é comumente destinado à verificação da leitura supostamente já realizada fora desses ambientes ou à leitura parcial de textos para responder posteriormente a perguntas formuladas a fim de medir ou investir na compreensão das ideias do texto Acreditamos que a leitura coletiva compartilhada e em voz alta contribua para a ruptura de uma certa ideia de isolamento e silêncio em situações de leitura O tempo da leitura em ato é valorizado abrindo para tudo que pode decorrer desse encontro no que diz respeito à formação do sujeitoleitor