Lógica Informal na Escola
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Coordenador :
Julia Cavalcanti Telles de Menezes
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
447.1.2024
Departamento/Setor:
GFL
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
endereco:https://www.instagram.com/logicainformal/?igsh=MTd0NDIyMHA0cXoxZg%3D%3D
Objetivo
O projeto de extensão tem dois públicos alvo os alunos do Colégio Estadual Pinto Lima e os estudantes de graduação e de pós graduação da UFF Por isso o projeto tem objetivos específicos para cada aluno da educação básico e os estudantes universitários Como os alunos da educação básica não costumam ter contato diretamente com conteúdos lógicos o primeiro objetivo do projeto consiste então em introduzir vocabulário de conceitos relevantes e básicos da lógica como argumento premissa inferência validade e falácias Tendo em mente essas noções básicas iremos explorar e aplicálas no cotidiano dos alunos Ao fazer isso esperase que os alunos consigam perceber como é possível reconhecer um argumento como avaliar se o argumento é válido inválido correto ou incorreto e como reconhecer falácias De modo geral podemos caracterizar que os objetivos do projeto em relação aos alunos do Pinto Lima são a estimular o pensamento crítico b estimular a criatividade c realizar atividades para que os alunos precisem debater e defender seus posicionamentos com base em dados d estimular a leitura para que os alunos consigam identificar diferentes estruturas argumentativas Como podese perceber o objetivo principal do projeto é contribuir com o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos E em relação aos alunos da graduação e pós graduação a ideia é divulgar o projeto e palestras com tópicos relacionados à lógica tanto formal como informal e tópicos relacionados ao ensino de lógica Ao promover essas palestras e debates na comunidade acadêmica temse como objetivo a ampliar o contato dos alunos com áreas relacionadas à lógica b mostrar a importância da lógica para o ensino de filosofia c mostrar como a lógica é um ponto de interdisciplinaridade com outras áreas do saber d mostrar como é possível utilizar a lógica informal para entender melhor analisar um discurso
Resumo
O projeto de extensão Lógica Informal na Escola tem dois eixos O primeiro se baseia nos dispositivos legais referentes à educação básica pois tais documentos costumam demarcar o ensino de Filosofia a habilidades argumentativas como leitura interpretação textual e escrita como algo a ser aprendido durante o ensino médio No entanto o que se percebe nas escolas é que os alunos apresentam muitas dificuldades relacionadas à essas habilidades algo que se intensifica com o uso indiscriminado de inteligências artificiais para a realização de trabalhos e exercícios Por isso o objetivo do projeto é repensar a forma de propor questões aos alunos assim como usar noções básicas da lógica sob um viés informal Isso porque acreditamos ser possível aprender com a lógica informal uma melhor maneira de avaliar analisar e aprimorar o raciocínio quando se aprende a reconhecer estruturas argumentativas diversas e o que separa um bom argumento de um mau argumento Desenvolver habilidades argumentativas se mostra importante não somente para a vida escolar desses alunos como também para a vida privada deles pois todos os dias as pessoas precisam lidar com propagandas comentários políticos debates sobre um determinado tópico Assim é importante estimular o pensamento crítico dos alunos para que eles não acreditem em notícias falsas e saibam fundamentar os seus posicionamentos e defendêlos com base em dados O segundo eixo temático consiste no envolvimento dos alunos de graduação do curso de Filosofia Ele é pensado para os alunos da graduação e de pós graduação que costumam ter pouco contato com disciplinas de lógica e possuem dificuldade não somente como a lógica se relaciona como a filosofia e também não conseguem perceber como estudar lógica pode ajudálos a compreender argumentos do cotidiano de modo mais efetivo Desse modo pretendemos realizar palestras nos campi da UFF para divulgar temas relacionados à lógica e ao ensino de lógica