Lógica Informal na Escola
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Coordenador :
Julia Cavalcanti Telles de Menezes
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401751.2258.367139.20022024
Departamento/Setor:
GFL
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
As atividades realizadas no CE Pinto Lima terão como público alvo estudantes do 9 ano e demais turmas do ensino médio
Local de atuação:
Colégio Estadual Pinto Lima - Niterói
Objetivo
a)Ser um agente promotor de reflexão sobre assuntos relacionados à lógica informal na formação dos alunos que participarem do projeto. b)Encorajar discussões sobre os seguintes tópicos: validade, verdade, proposição, argumento e, mais importante, instigar os alunos a reconhecerem argumentos para que saibam identificar o que é um argumento válido ou não. c)Estimular os estudantes a terem pensamento para melhorarem a leitura e a elaboração de textos. d)Promover debates, sobre os mais diversos temas, para que os alunos sejam expostos à situações em que precisam defender um ponto de vista. Com isso, espera-se que os alunos consigam construir seus próprios argumentos e que percebam quando uma falácia for utilizada, por exemplo. e)Incentivar os alunos a pesquisarem e a consumirem os mais diversos textos para que tenham contato com diferentes estruturas argumentativas. f)Motivar os alunos a desenvolverem textos e/ou outras produções artistíticas para que exponham o que produziram para colegas no Pinto Lima e na UFF.
Resumo
É uma exigência bastante frequente que alunos das turmas a partir do 9 ano do ensino básico sejam capazes de elaborar textos e desenvolver raciocínios que dependem de uma boa interpretação textual No entanto podese observar uma dificuldade geral no reconhecimento da estrutura argumentativa de um texto isto é no reconhecimento das premissas e da conclusão do argumento de um texto e também no reconhecimento da validade lógica de um argumento Um problema adicional que decorre desta primeira dificuldade é o fato de que muitos alunos que encontram certo obstáculo quando precisam formular um argumento próprio recorrendo assim à transcrição literal de materiais disponíveisseja em livros didáticos ou recursos onlinepara realizarem as atividades em sala de aula Neste contexto o projeto de extensão Lógica Informal na Escola pretende auxiliar os alunos a estimular a leitura de textos com diferentes estruturas argumentativas utilizando conceitos da lógica informal Com isso trabalharemos os conceitos de inferência dedução indução argumento premissa conclusão e falácias a partir de textos que os alunos consomem todos os dias A partir desses conceitos e das atividades que serão realizadas semanalmente esperase que os alunos tenham maior facilidade no reconhecimento de estruturas argumentativas e portanto que eles sejam capazes de extrair premissas e conclusão de um texto e avaliar a validade de um argumento Acreditamos que o treinamento de tais habilidade lógicoanalíticas tenha impacto enriquecedor na interpretação e na produção de textos Esta habilidade que será certamente valiosa em qualquer etapa da formação dos alunosacadêmica ou profissional