Coordenador : Alceu Júnior Paz da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408497.2247.22413.25062024
Departamento/Setor: VLQ
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O públicoalvo diretamente beneficiado por este projeto de extensão são cerca de 60 sessenta estudantes da Educação Básica na etapa do Ensino Médio e 30 trinta licenciandos em Química Indiretamente os professores de Química e os Coordenadores Pedagógicos da Educação Básica serão beneficiados com as ações extensionistas por valorizarem os estudos e o currículo escolar bem como por contribuírem com a motivação para a aprendizagem
Local de atuação: Escolas da Educação Básica e/ou Instituto de Ciências Exatas da UFF (salas de aula e Laboratório Didático de Educação em Química – sala 201C).
Objetivo
O objetivo geral deste projeto de extensão é: – Ampliar a troca de experiências institucionais entre o curso de Licenciatura em Química e as escolas públicas de Volta Redonda. Objetivos específicos: – Elaborar intervenções didáticas a partir das reflexões teóricas produzidas nas disciplinas História da Química I, Química do Cotidiano e Instrumentação para o Ensino de Química; – Implementar intervenções didáticas produzidas nas disciplinas História da Química I, Química do Cotidiano e Instrumentação para o Ensino de Química para estudantes do Ensino Médio; – Contribuir para o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem em Química no Ensino Médio das escolas públicas de Volta Redonda; – Aperfeiçoar o processo de formação inicial de professores de Química a partir das experiências obtidas e produzidas com a implementação de intervenções didáticas para estudantes do Ensino Médio.
Resumo
No Sul Fluminense a cidade de Volta Redonda se caracteriza por uma expressiva atividade industrial e de serviços Deste contexto emergem demandas de letramento científico tanto para a qualificação profissional quanto para a formação cultural e crítica dos cidadãos frente aos dilemas sociais políticos e ambientais decorrentes dos processos de industrialização e urbanização Entretanto parte significativa de estudantes de escolas públicas têm apresentado um desempenho na área de Ciências da Natureza abaixo da média estadual sendo que o plano Municipal de Educação 2017 coloca como meta a promoção da melhoraria da aprendizagem escolar nesta área Diante disso este projeto de extensão tem por objetivo a criação de espaçostempos de integração entre Universidade e Escola de modo que os produtos acadêmicos gerados pela influência do ensino de graduação e da pesquisa universitária ganhem sentido em processos de ensino e aprendizagem e promovam mudanças no ambiente escolar Para isso depois da sondagem de demandas do públicoalvo e a sua caracterização intervenções didáticas elaboradas com os princípios curriculares da Contextualização Historicidade e Experimentação serão elaboradas testadas e implementadas para estudantes do ensino médio como forma de contribuir com a motivação para a aprendizagem escolar o fortalecimento do currículo escolar e a transformação social dos sujeitos envolvidos Com isso se buscam transformações recíprocas tanto a qualificação da formação inicial de professores de Química pela oportunidade de iniciação à docência nos primeiros períodos do currículo como o estímulo a uma melhoria no desempenho escolar em Química por meio do aumento da motivação para a aprendizagem