Coordenador : Rejany dos Santos Dominick
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 615.1.2024
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:whatsapp
Objetivo
Compartilhar conhecimentos sobre as diferentes abordagens de inclusão em educação por meio de tecnologias educacionais que contribuam para ampliar o diálogo e a participação ativa dos sujeitos seus saberes e suas culturas Específicos 1 Possibilitar aos estudantes das licenciaturas da UFF a interação em espaços virtuais e presenciais com profissionais de escolas públicas para observar e executar planejamento implementação e avaliação de ações educacionais inclusivas e mediadas pelas tecnologias informacionais 2 Discutir estudar e aprofundar conhecimentos interagindo com os sujeitos da escola sobre questões referentes à inclusão da diversidade nos processos de ensino 3 Possibilitar que estudantes das licenciaturas de mestrado e professores conheçam construam desenvolvam e avaliem de forma integrada atividades relacionadas com o exercício da docência para a inclusão em educação nos seus diferentes ambitos ensino pesquisa e gestão escolar 4 Desenvolver projetos de ensino em uma concepção interdisciplinar 5 Divulgar aspectos das dinâmicas presentes no processo ensinoaprendizado e sobre as artes de fazer dos docentes da educação básica e do esnino superior sobre inclusão em educação 6 Fomentar a produção de textos elaborados por professores e pesquisadores das instituições envolvidas 7 Identificar e desenvolver estratégias dialógicas a partir do uso das tecnologias educacionais e sociais 8 Articular reflexões e produções teóricas já existentes com as demandas práticas dúvidas e inovações ou repetições presentes na cultura escolar 9 Participar das discussões sobre as políticas os fundamentos teóricometodológicos e os usos das tecnologias educacionais para a inclusão da diversidade 10 Acompanhar e contribuir para melhoria na qualidade social social e humana da educação pública
Resumo
Neste projeto focamos as ações de interação da universidade com docentes das escolas Articularemos também com o PIBIDAlfabetização Buscamos aprofundar os diálogos entre e com os diferentes saberes de docentes em formação inicial e continuada sistematizar e produzir novos conhecimentos sobre as necessárias inclusões mediadas pelas tecnologias informacionais e assistivas para o ensino dentro da perspectiva da tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social Nossas ações educacionais serão voltadas para o enraizamento de uma memória coletiva instituinte plural e democrática entre os profissionais das redes envolvidas e estudantes da graduação e da pósgraduação que participarem do projeto Buscamos a produção de reflexões críticas que gerem ações de interlocução entre os diferentes saberes sobre as necessárias inclusões que podem acontecer na educação básica e os usos das tecnologias na educação Acreditamos que a interlocução dos profissionais da educação básica e da universidade seja indispensável para a transformação e qualificação dos profissionais dos dois espaços e conseqüente inovação e melhoria da qualidade da educação online Dialogicamente interagimos com os princípios da pesquisaação e da pesquisa participante Este projeto articula três dimensões indissociáveis na Universidade pública a pesquisa o ensino e a extensão Os aspectos extencionistas representam nossa principal porta de diálogo com os profissionais de ensino