Coordenador : Jacqueline de Souza Gomes
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1188.1.2024
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,INSTITUICOES EFICAZES,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 40
Redes sociais: endereco:@observatorio.uff
Objetivo
Geral Promover debates sobre os fundamentos jusfilosóficos da Educação Inclusiva pautandoos pela teoria crítica dos direitos humanos problematizando narrativas hegemônicas notadamente eurocêntricas a partir do contexto do Sul Global marcado pela colonialidade do ser do poder e do saber Para tanto partiremos das principais noções apresentadas na obra A reinvenção dos Direitos Humanos do autor Joaquín Herrera Flores Específicos 1 Construir um quadro comparativo entre a Teoria Tradicional e a Teoria Crítica dos Direitos Humanos 2 Situar a Teoria Crítica dos Direitos Humanos com enfoque na abordagem realizada por Joaquín Herrera Flores O quê Por quê Para quê 3 Estudar a vida e a obra de Joaquín Herrera Flores conceitos principais e comentadoresas 4 Analisar os marcos políticos jurídicos e sociais que alicerçam a Educação Inclusiva como direito humano 5 Contribuir com indicações de novos caminhos teóricos e metodológicos em defesa da dignidade da pessoa humana especialmente dos direitos das pessoas com deficiência eou quotneurodivergentesquot 6 Relacionar reflexões teóricas críticas com casos concretos explorados através de materiais audiovisuais tirinhas e charges com enfoque na realidade do Sul Global
Resumo
Este projeto visa explorar as bases legais sociais e epistemológicas da Educação Inclusiva à luz da Teoria Crítica dos Direitos Humanos na versão proposta por Joaquín Herrera Flores com enfoque em sua obra A reinvenção dos direitos humanos Pretendese promover o debate acerca das ideias apresentadas pelo autor estabelecendo uma conexão com obras audiovisuais tirinhas charges e fomentando o estudo de casos Assim a partir do estudo da Teoria Crítica dos Direitos Humanos problematizaremos ideias comuns sobre o conceito de humanidade e de sua sacralidade buscando refletir sobre como tais ideias subalternizam vozes contrahegemônicas e a partir daí conjugando teoria e prática buscamos alternativas que favoreçam a materialidade da garantia de direitos particularmente o direito à educação das pessoas com deficiência e pessoas neurodivergentes em diferentes espaços