Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 764.1.2024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais: endereco:https://dalicenca.uff.br/projetos/hqemuff/
Objetivo
Objetivo geral Propiciar um espaço de reflexão sobre o potencial das Histórias em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de matemática que possibilite a formação inicial e continuada de professores bem como a produção de materiais didáticos e pesquisa acadêmica relacionada ao tema Objetivos específicos Realizar formação continuada de professores que ensinam matemática na educação básica com a continuação do grupo de estudos para licenciandos e professores que ensinam Matemática interessados nas HQ enquanto ferramenta pedagógica Realizar capacitação de público externo por meio de minicursos e oficinas em eventos promovidos pelo Programa Dá Licença Colaborar e coordenar a seção Quadrinhos e Educação Matemática do Jornal Dá Licença Desenvolver a formação inicial dos licenciandos envolvidos no projeto na prática da pesquisa na área de Educação Matemática através de discussões teóricas no grupo de estudos e da produção de trabalhos relacionado ao tema do projeto Orientar e produzir Trabalhos de Conclusão de Curso de licenciandos em Matemática do IMEUFF Publicar artigos sobre o trabalho do grupo em revistas especializadas Participar com atividades ou divulgar os produtos da HQEM em eventos de Matemática de Educação ou de Ensino de Matemática Manter e potencializar as ferramentas da área dedicada ao projeto no site do Programa Dá Licença assim como no Facebook da HQEM e nas redes sociais do Programa Dá Licença Avaliar ao final de cada gestão anual junto à equipe de participantes os resultados alcançados pelo projeto no sentido de seu contínuo aperfeiçoamento Divulgar permanentemente o projeto na totalidade bem como buscar formas de intercâmbios com outros profissionais ou grupos que invistam em ações e iniciativas com fins análogos em âmbito externo ao Instituto de Matemática e Estatística da UFF dentro ou fora de nossa instituição notadamente em ou a partir de congressos ou similares de Educação Matemática Participar de eventos internos para a divulgação do projeto em especial a Semana de Extensão da UFF além de eventos científicos externos à UFF e específicos ao tema do projeto
Resumo
O projeto HQEM História em Quadrinhos no Ensino de Matemática originouse no grupo de estudos homônimo consolidado como uma ação do Programa Dá Licença desde 2018 Entusiastas das histórias em quadrinhos o grupo aposta no uso dessa mídia como um elemento mediador para a resolução de problemas matemáticos Caracterizada na literatura como uma linguagem popular de fácil acesso e compreensão os quadrinhos podem auxiliar na compreensão dos contextos dos problemas matemáticos de forma lúdica eliminando obstáculos da língua materna e possibilitando ao professor o entendimento das dificuldades intrínsecas relacionadas à linguagem e aos conceitos matemáticos O projeto tem como principais metas i a consolidação de um grupo de pesquisa para licenciandos e professores interessados nas HQ como ferramenta pedagógica para a sala de aula de Matemática ii a produção de material didático para o ensino e aprendizagem da matemática da educação básica iii a orientação e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em Ensino de Matemática iv a produção de artigos em periódicos especializados e v a capacitação de professores da educação básica na utilização dessa mídia em sala de aula