Coordenador : Ruy Afonso de Santacruz Lima
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1074.1.2024
Departamento/Setor: ESC
Área Temática : Tecnologia e Produção
ODS: NAO SE APLICA
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 40,publicoAlvo
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Objetivo
O presente Projeto de Extensão tem por objetivo impactar ao menos três categorias de membros da sociedade 1 estudantes da Faculdade de Economia da UFF 2 pessoas físicas 3 empreendedores de micro e pequenos negócios A forma de atuação parte do objetivo de aproximar o mercado financeiro da universidade dos seus alunos treinandoos e da sociedade como um todo ajudando ao fornecer informação indicando como e onde obter informação ajudando com transmissão de conhecimento e dessa maneira permitindo a compreensão dos conceitos da área Dessa maneira o presente Projeto de Extensão atende à necessidade da sociedade de obter maior informação entendimento e capacidade de reflexão sobre a realidade econômica em que está inserida Informações sobre a conjuntura econômica e o impacto sobre as finanças pessoais e empresariais veiculadas pela mídia são em geral superficiais e unidirecionais dos veículos para a sociedade A presente ação de extensão visa criar um canal de informação e de acesso ao conhecimento da universidade para a sociedade capaz de permitir uma visão crítica da realidade econômica e dos mercados financeiros em geral
Resumo
Desde os anos de 1990 a moderna sociedade está cada vez mais conectada aos serviços e mercados financeiros Tanto do ponto de vista pessoal quanto das empresas as atividades econômicas guardam cada vez mais relação com os aspectos decorrentes da financeirização consequência do desenvolvimento tecnológico que permite o lançamento de novos produtos financeiros amplia esses serviços para todas as classes de renda social e facilita o acesso de pessoas físicas e empresas a essa classe de serviços Sendo assim seja para gerir as finanças pessoais seja para administrar um micro ou pequeno empreendimento negocial seja para atuar em empresas de médio e grande porte as pessoas precisam entender como esses serviços funcionam interpretar minimamente os dados disponibilizados pela mídia e demais instrumentos de comunicação digital para tomar decisões que resguardem sua renda e das empresas das quais participam Por outro lado apesar do acesso às informações ser atualmente bastante facilitado pela comunicação digital o elenco de produtos e serviços financeiros é cada vez mais complexo bem como as variáveis que afetam o desempenho desses produtos propiciando uma situação que exige de todo e qualquer agente econômico pessoa física organizações da sociedade civil empresas de todo e qualquer porte conhecimento mínimos quantos aos tipos de serviços disponíveis e sobre a forma como são impactados pela economia como um todo pela política pelo lançamento de novos produtos pela atuação e concorrência dos fornecedores de serviços financeiros É nesse campo de incerteza da sociedade que o presente Projeto de Extensão pretende apresentar uma contribuiçãoAlém do impacto na formação dos alunos da Faculdade de Economia tanto dos discentes participantes do Projeto quanto dos discentes beneficiados pela transmissão de informação e conhecimento disponibilizados pelo Projeto o Projeto cumpre um papel essencial na democratização do acesso ao conhecimento na área de Finanças a partir da realização de eventos gratuitos e abertos ao público bem como da publicação de artigos disseminando informação e conhecimento