Coordenador : Selma Rodrigues de Castilho
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 439.1.2024
Departamento/Setor: PAP
Área Temática : Saúde
ODS: SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 40
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Desenvolvimento de um curso de educação à distância sobre o uso racional de medicamentos para professores e estudantes de licenciatura Formação de recursos humanos para o ensino na área do uso racional de medicamentos Criação de um portfolio de atividades e ferramentas voltadas para todos os níveis escolares sobre o uso racional de medicamentos Ações de educação em saúde em escolas Relação com a Sociedade e Impacto Social A proposta do curso visa a formação de professores que possam incluir o tema do uso racional de medicamentos em escolas de ensino fundamental e médio Esperase que a introdução desse tema possa alertar a população para os perigos do uso indiscriminado de medicamentos e assim fomentar o uso mais racional destas tecnologias Desta forma esperase que haja impacto na redução das intoxicações por medicamentos entre jovens e adolescentes e que estes sejam também veículos de disseminação desta temática em seus círculos sociais e familiares
Resumo
Temse uso racional de medicamentos URM quando pacientes recebem esses produtos de acordo com suas condições clínicas em doses e período adequados ao menor custo para si e para a comunidade OMS 1987 Entretanto intoxicações graves com medicamentos muitas associadas ao seu uso inadequado são um problema de saúde pública inclusive entre jovens e adolescentes O uso irracional de medicamentos também pode levar a agravo da condição clínica mascaramento de doenças interações medicamentosas e efeitos indesejáveis BRASIL 2017 Jovens e adolescentes são grupo de interesse para ações de educação em saúde pois 306 fazem uso de medicamentos BERTOLDI et al 2016 Entretanto pouco se discute o URM nas escolas JUNIOR amp SILVA 2017 Ramos e Castilho 2021 sinalizaram que a escola é um espaço que alcança também a família e a comunidade favorecendo a atuação na promoção e prevenção da saúde Porém faltam ferramentas e orientações voltadas para o cotidiano escolar fazendo com que professores utilizem apenas materiais e atividades propostas pelos livros didáticos em uso Nesse sentido o projeto visa subsidiar professores e estudantes de licenciatura com educação continuada sobre uso racional de medicamentos oferecendo apoio técnico pedagógico e propondo atividades que possam ser aplicadas em diferentes níveis escolares